Pesquisar no Blog

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Para desintoxicar o corpo e a alma

Um dos fatores de risco da Covid-19, a obesidade cresceu 72% no Brasil entre 2006 e 2019. De acordo com o Vigitel, do sistema de Vigilância de Fatores de Risco para doenças crônicas não transmissíveis do Ministério da Saúde, a porcentagem de brasileiros obesos passou de 11,8%, no início do período, para 20,9% no ano passado.

Ou seja, dois a cada dez brasileiros hoje sofrem com esse problema. Estufamento, fadiga, inchaço e uma dieta repleta de delícias hipercalóricas. Muita gente se identifica com pelo menos um desses sintomas ou hábitos, que só aumentaram durante o período de isolamento na pandemia.

"Esses são os efeitos do excesso em açúcares refinados, gorduras saturadas e hidrogenadas, alimentos industrializados e bebidas alcoólicas, que nos intoxicam e inflamam o nosso organismo", afirma Gabriela Camargo, endocrinologista e nutróloga da Clínica Leger.

Para combater este quadro, a médica indica a ingestão de alimentos eficientes. "Os chamados ingredientes detox, são antioxidantes, ou seja, eliminam, limpam e detoxificam nosso organismo favorecendo a perda de peso e ajudando no retardo do envelhecimento celular. É preciso ficar longe de produtos repletos de sal, açúcar e farinhas brancas e incluir na lista de compras frutas, verduras, hortaliças fibras, carboidratos integrais, carnes magras e ovos", completa.

A seguir, Gabriela Camargo dá a receita de um suco detox que ajuda no combate à obesidade e o melhor, de forma saudável e saborosa.

Detox de maçã, limão, gengibre e couve

Ingredientes (rendimento copo 300ml):

- Suco de ½ limão

- Raspas de gengibre a gosto

- 1 folha de couve pequena

- 1 maçã

Modo de preparo: Bata a maçã sem as sementes no liquidificador, com o suco de limão a folha de couve. Acrescente um pouco de água até a mistura ficar homogênea. Sirva com raspas de gengibre a gosto. Elas garantem um frescor à bebida.

Mais informações: http://www.clinicaleger.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados