Pesquisar no Blog

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Fundos Imobiliários e suas oportunidades de expansão no mercado Brasileiro

A queda de juros básicos às mínimas históricas, somada a popularização das plataformas de investimentos e uma cultura patrimonialista, é um cenário favorável para a renda variável ganhar ainda mais espaço. E, dentro deste contexto, há uma alternativa que vem crescendo muito: o fundo de investimento imobiliário (FII), que passou de 89 mil investidores em 2016 para mais de 1,2 milhões em fevereiro de 2021, segundo a B3.   

Hoje, a indústria de FII na bolsa de valores registra um volume médio diário de R$ 214 milhões. Mesmo com todo esse crescimento, atualmente, cerca de 80% dos Fundos Imobiliários são de quatro grandes categorias: shoppings centers, edifícios comerciais, galpões logísticos e os fundos de papéis. Comparando com outros mercados, como os EUA, percebe-se que há ainda muitas oportunidades que poderemos ter no futuro, um mercado mais diversificado, com novos setores. 

Um exemplo bastante relevante são os fundos dedicados à exploração de terras agrícolas, no formato de Land Equity e Sale & LeaseBack (vender e alugar de volta). Tais estratégias são amplamente difundidas nos Estados Unidos e poderão ser, num futuro próximo, uma das mais representativas da indústria brasileira. Outra modalidade que é extremamente popular em países desenvolvidos é o Multi-family ou fundos residenciais. Essa categoria é a que mais se aproxima da realidade dos brasileiros: ter imóveis alugados para outras famílias.  

Em um mundo tão conectado ao qual vivemos, os fundos atrelados a infraestruturas de tecnologia ou data center também fazem a diferença. Esse setor no mercado americano já é um dos mais representativos, com fundos exclusivos que investem somente em antenas para celulares. No Brasil, já foram investidos cerca de 50 milhões de reais em um imóvel utilizado como um dos principais data centers e centro de transmissão. Não chega ser um fundo que investe exclusivamente em tecnologia, mas é o primeiro passo nessa direção. 

O Brasil é o país do futuro na evolução dos Fundos Imobiliários? Nós já percebemos que temos um potencial enorme de expansão, estamos ganhando cada vez mais opções interessantes de investimentos. Os FIIs nos EUA, somados, têm um patrimônio de, aproximadamente, 5% do PIB e aqui não chegamos a 1%. Porém, os novos modelos de negócios chegaram para somar e evoluir essa indústria. Além disso, os Fundos Imobiliários têm características que, no cenário atual, os tornam uma oportunidade de investimento ainda mais atrativa! 

 


Flávio Pacelli - Head de Fundos Imobiliários da RIVA Investimentos, assessoria qualificada vinculada à XP Investimentos que desenvolve soluções personalizadas para pessoas, famílias e empresas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados