Neste ano, a tendência é manter o crescimento no ambiente digital, focado na experiência da compra online que pode ser cada vez mais humanizada e empática
Chegamos a mais um Dia das Mães durante a pandemia,
a segunda data mais importante para o varejo nacional, atrás apenas do Natal.
Com as medidas de isolamento social, neste ano, a tendência de 9 de maio se
confirma: o Dia das Mães é digital e a compra dos presentes para as mães deve
acontecer, majoritariamente, pela internet. A expectativa é de crescimento de
18% nas vendas online em relação ao ano passado. Segurança, comodidade e
conforto explicam esse crescimento do mercado digital.
De acordo com a pesquisa da
Neotrust/Compre&Confie, as vendas no varejo digital das micro e pequenas
empresas renderam uma alta de 118% no faturamento, entre fevereiro e agosto de
2020. O e-commerce geral do ano registrou 301 milhões de compras, um aumento de
68,5% em relação a 2019. Segundo o gerente de relacionamento com o cliente do
Sebrae, Enio Pinto, ser digital não significa ser impessoal. Por isso, os donos
de micro e pequenos negócios devem investir cada vez mais na humanização das
marcas.
“Vender produtos online é muito mais do que
oferecer uma solução: o empreendedor precisa investir na experiência do cliente
com a sua marca. Sobretudo no Dia das Mães, que é uma data tão simbólica para
os brasileiros. Os negócios que se dedicarem às experiências terão sucesso,
pois asim como nas lojas físicas, no universo online todos os sentidos podem
ser explorados. Visualmente com fotos bonitas, sonoramente com a criação de
playlists para a loja online ou para as redes sociais, cheiros, cores e sabores
na entrega dos produtos. É possível criar uma experiência de encantamento nas
compras online”, indica Enio.
O gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae
elaborou cinco dicas práticas para você aplicar no seu negócio e melhorar a
experiência da sua marca no universo digital. Confira a seguir:
1 – Personalize a experiência com sua marca
Além do produto que você entrega, é possível levar
inovação na experiência de compra, pequenos diferenciais geram encantamento e
fidelização nos clientes. Quando o cliente deixa de ir à loja física, a
experiência com a compra precisa ser incrível. Todos os sentidos podem ser
explorados. Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, vale a pena investir
na criação de um cheiro único que represente sua marca. Faça um design para
suas embalagens, de forma que a entrega seja humanizada, com recados no nome do
cliente, mensagens que ensinem como usar o produto ou mesmo que incentivem o
compartilhamento nas redes sociais.
2 – Promova uma compra fluída, esteja 100% online
Use todos os canais online possíveis para atender
seu cliente. Redes sociais como o Instagram, funcionam como uma espécie de
vitrine, onde você expõe produtos e atrai a pessoa para a compra. Quando for
questionado sobre preços dos produtos na rede, informe de imediato. Não crie
barreiras, quanto menos cliques o cliente der até chegar ao produto, melhor. É
importante que a venda e o pós-venda também ofereçam suporte. Um excelente
recurso para isso é o Whatsapp Bussiness, que dispõe de ferramentas como
respostas automáticas e chat instantâneo para sanar dúvidas, oferecer
informações de trocas, entre outras.
3 – Ofereça facilidade no pagamento
Em tempos de Pix, é importante que o pequeno
negócio disponha de diversas formas para concluir a compra. Seja pelas vias
comuns (crédito e débito), por boletos ou mesmo pelas transferências
instantâneas. Deixe seu cliente saber de todas as facilidades que possui. A
diversidade na forma de pagamento faz diferença na tomada de decisão pela
compra.
4 – Tenha um mix de produtos adequado para o
momento
O estoque para o Dia das Mães precisa estar
alinhado, focado na experiência do cliente com a sua marca. Certifique-se de
que tem uma boa variação de produtos, com cores, tamanhos e sabores variados. O
cuidado com a entrega, com o frete também é fundamental. O frete não deve ser
focado em obter lucros, cobre valores honestos. Entregue pontualmente, esse é
um dos casos que se a entrega falhar, sua marca entra para a história negativa
da família.
É interessante bolar promoções e combos adequados
para a pandemia. Um exemplo: se você vende roupas, nesse momento as mães estão mais
em casa, então ao invés de um blazer estruturado, invista numa coleção de
roupas mais confortáveis e elegantes para ficar em casa. Se tem um restaurante,
pode criar um combo de produtos para ser consumido em casa.
5 – Deixe claro os procedimentos de higiene
No segundo Dia das Mães com a pandemia, é
necessário que seu negócio já tenha se adaptado às normas de segurança
sanitária. Informe ao cliente, através das redes sociais, todos os cuidados que
sua empresa tem na manipulação dos produtos, na entrega e com os seus
funcionários. O Sebrae criou uma série de protocolos de segurança para cada
tipo de micro ou pequeno negócio, o material completo pode ser acessado aqui.
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