Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Saiba quais são as alterações menstruais que o Covid19 pode causar

Muitas mulheres, que foram contaminadas pelo vírus da Covid-19, já relataram preocupações referentes a alterações do ciclo menstrual. Entre os relatos frequentes, muitas pacientes se queixaram de irregularidade e até diminuição ou aumento do fluxo. 

A ginecologista Dra. Erica Mantelli, pondera que, mesmo não havendo ainda qualquer evidência científica que comprove estas alterações, é bem possível que vários fatores ligados à doença podem interferir na menstruação.  

“O estresse que a infecção traz é um dos fatores preponderantes para a mudança no padrão de secreção hormonal (dopamina, cortisol, adrenalina). Além disso, tanto o estímulo imunológico, quanto um possível transtorno de coagulação, que muitas pessoas apresentam na Covid, podem aumentar ou diminuir o fluxo menstrual”, adverte ela, que ainda citou o uso dos medicamentos anticoagulantes nos tratamentos da enfermidade.  

Com relação às vacinas e o ciclo menstrual, a ginecologista salienta que também é prematuro afirmar que elas podem provocar alterações no ciclo, porém há indícios que sim, porém sem qualquer gravidade. “Nos Estados Unidos já há pesquisas que dão conta da alteração no fluxo menstrual e da irregularidade no ciclo depois de tomadas as vacinas da Jansen e da Pfizer. Mas, ainda os estudos são inconclusivos. O que sabemos que estas alterações são transitórias e impermanentes e não oferecem risco algum”, finaliza a especialista. 

  • irregularidade e até diminuição ou aumento do fluxo;
  • estresse; 
  • mudança no padrão hormonal; 
  • transtorno de coagulação; 



Dra. Erica Mantelli - ginecologista, obstetra e especialista em saúde sexual - CRM-SP 124.315 | RQE 36685 - Graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro, com Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Pós-graduada em disciplinas como Medicina Legal e Perícias Médicas pela Universidade de São Paulo (USP), e Sexologia/Sexualidade Humana. É formada também em Programação Neolinguística, por Mateusz Grzesiak (Elsever Institute).  

 

http://ericamantelli.com.br 

https://www.instagram.com/ericamantelli/ 

@ericamntelli 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados