Pesquisar no Blog

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Abril: mês de conscientização sobre o combate ao câncer

Especialista tira dúvidas sobre o tema e ressalta a importância do diagnóstico precoce


Abril foi o mês escolhido para a conscientização de um assunto muito sério e importante para toda a população: o Combate ao Câncer. Durante o mês, diversas ações são realizadas para conscientizar a população mundial sobre causas, prevenção e tratamento dos vários tipos de câncer, além de apoiar e incentivar os pacientes que lutam contra esta doença.

De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) para 2019 o câncer já é a primeira ou segunda causa de morte antes dos 70 anos em 112 dos 183 países e ocupa o terceiro ou quarto lugar em mais 23 países. A Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC) publicou o relatório com a estimativa de incidência e mortalidade por Câncer em todo mundo e as projeções para 2040. Os dados publicados de expectativa para 2020 registraram uma incidência de aproximadamente 19 milhões de casos de câncer em todo mundo, com 10 milhões de mortes.

No Brasil, o número de novos casos foi de 522.212, com aproximadamente 260.000 mortes por câncer. Os cânceres mais prevalentes na população em geral são: próstata, Mama, Colorretal e Pulmão. Nos últimos 5 anos, temos 1.500.000 de pessoas vivendo com Câncer no Brasil.

Para falar mais sobre o assunto e detalhar a importância do acompanhamento médico e do diagnóstico precoce, o oncologista clinico e professor do curso de Medicina da Unisul, Antônio Matsuda preparou um ping pong com informações que certamente irão ajudar a esclarecer quem tem dúvidas sobre o assunto.

 

Ping pong com o oncologista clinico e professor do curso de medicina da Unisul Antônio Matsuda

- O que é o câncer?

O câncer é na verdade o conjunto de mais de 100 diferentes tipos de doença malignas que tem em comum o crescimento desordenado de células formando tumores. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. Esses tumores, são chamados de malignos devido ao potencial de invadir e se disseminar para outros órgãos. Esse processo é chamado de metástase. A partir desse momento a doença será considerada sistêmica. Portanto, quanto antes fizer diagnóstico melhor serão as chances de cura.


- Como ele se manifesta?

As causas do câncer podem ser uma combinação de fatores genéticos ou hereditários associados a fatores ambientais. Porém, acredita-se que 1/3 de todos os tipos de câncer poderiam ser evitados com mudança nos hábitos de vida, como abolir o uso de cigarros, adotar uma alimentação saudável evitando obesidade, praticar atividades físicas regulares e evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.


- Quais os sintomas mais comuns?

A doença se manifesta de várias formas, dependendo do órgão que é acometido. Portanto é importante ficar atento a qualquer sinal ou sintoma que piora progressivamente ou sinais inexplicáveis de perda de peso, cansaço excessivo, sangramentos e mudança de qualquer padrão de funcionamento do organismo. A febre também pode ser um sinal de alerta.


- Quais os principais tipos de câncer encontrados na população brasileira?

Na população brasileira os tipos mais frequentes de câncer são o de pele, pulmão, estômago, intestino, linfomas e leucemias, próstata (para homens) e mama/colo uterino (para mulheres). É importante lembrar que o câncer também pode cometer crianças e adolescentes, entretanto, a maior faixa etária acometida são adultos e idosos.

No Brasil, dependendo da região temos mais incidência de um tipo ou outro de câncer, por exemplo, no Sul do país, encontramos mais casos de câncer de pele do que em outras partes do país.


- Qual a importância do diagnóstico precoce?

O diagnóstico precoce é imprescindível para que se aumente as chances de cura. É importante, pois quanto antes detectar a doença e iniciar o tratamento, melhores serão as chances de sucesso.

Aliado às estratégias de prevenção, o diagnóstico precoce fornece ao paciente uma chance maior de cura e aumento de sobrevida, uma vez que possibilita a intervenção antes do desenvolvimento do câncer propriamente dito ou em suas fases iniciais, quando o tratamento é, na maioria dos casos, mais efetivo.


- Quais os tratamentos e como são realizados em sua maioria?

O tratamento do câncer pode ser com cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou uma combinação dessas modalidades, a depender do estágio em que a doença se encontra.

O tratamento do câncer deverá ser realizado por uma equipe chamada multidisciplinar, onde profissionais de diversas áreas como médicos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas dentre outros que atuam de igual importância no combate a enfermidade.


- Qual a importância do apoio da família e de psicólogos quando um paciente é diagnosticado com câncer?

O apoio familiar e suporte médico são fundamentais no tratamento de câncer. O paciente na maioria das vezes, ao descobrir um câncer, se dá por vencido. Nesses casos é indispensável que a família esteja presente e possa apoiar o paciente, para que ele sinta que é capaz de vencer a doença. Diante do medo, insegurança e esperança, além da rotina pesada de exames e tratamentos, a batalha contra o câncer também é fortalecida pelo amor e companheirismo de pessoas queridas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados