Pesquisar no Blog

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Dia Mundial da Higienização das Mãos: ação é fundamental, principalmente durante a pandemia

Um gesto simples que pode salvar vidas! 

 

Higienizar as mãos é uma das medidas mais eficazes para combater o novo coronavírus. Essa atitude básica de higiene ganhou atenção da sociedade com a pandemia, mas já era incentivada por especialistas e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Foi por isso que a OMS definiu o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos. 

É um ato simples, mas a higienização correta das mãos é uma ação eficiente para o controle de infecções relacionadas com a assistência à saúde e a prevenção da transmissão de microrganismos, conforme explica a enfermeira Daniele Moço, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN): “As mãos são o principal veículo de transmissão de doenças. Por meio delas você pode carregar inúmeros tipos de enfermidades, como conjuntivite, escabiose (sarna), herpes simples, gripe e resfriado”, detalha Moço. 

Além disso, a enfermeira alerta que levar à boca algum alimento ou objeto contaminado também pode ser perigoso. “É importante não só higienizar as mãos, como tudo que ela toca”, ressalta. 

De acordo com a enfermeira da CCIH, o hábito de higienizar as mãos é uma das maneiras mais eficazes de evitar a transmissão de doenças. “Higienizar as mãos, com água e sabão, leva de 40 a 60 segundos; já com a fricção das mãos utilizando preparação alcoólica (álcool gel 70%) leva de 20 a 30 segundos. É a melhor forma de evitar a disseminação de doenças”, explica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados