Um dos grandes desafios para os empresários brasileiros atualmente é superar o problema da fraude transacional online
Nesta sexta-feira, 16 de abril, é celebrado em todo
o planeta o Dia Mundial do Empreendedorismo. Os negócios que surgem globalmente
todos os dias têm um impacto significativo em seu próprio universo, mas todos
os empreendedores enfrentam grandes desafios em seus respectivos mercados.
De acordo com o Global
Entrepreneurship Monitor (GEM), no Brasil apenas 40% das pessoas consideram
que é fácil começar um novo negócio; no México essa percepção fica em 50%, na
Argentina em 44% e na Colômbia supera por pouco 35%. O Instituto Global
de Empreendedorismo e Desenvolvimento (GEDI), que mede a saúde dos sistemas
de empreendedorismo por país, coloca o Brasil na 118ª posição, atrás de outros
países da América Latina como a Colômbia (na posição 52), México (posição 70) e
Argentina (74).
Entre os desafios que os empresários devem superar
está o problema da fraude transacional online. É por isso que a Vesta, líder global em prevenção de fraude
digital, oferece 5 dicas que os empreendedores de e-commerce podem aplicar para
evitar esse tipo de ameaça.
- Implementar
regras rígidas durante o check-out
Os processadores de pagamento têm um conjunto de
regras para lidar com as transações. Entenda as regras do seu provedor e
lembre-se de segui-las sempre que você se deparar com uma disputa. Não fazer
isso aumenta suas chances de perder a disputa, o que custa ainda mais dinheiro,
uma vez que você é responsável por todos os custos.
- Usar
várias camadas de autorização
Um pagamento autorizado não garante que o dinheiro
irá para sua conta bancária comercial. Os clientes ainda podem contestar a
transação se não forem eles que fizerem a compra. Portanto, sempre use uma
combinação de recursos de autorização para proteger sua página de checkout, de
forma que você tenha várias camadas de segurança. A autorização adequada inclui
fatores como:
- Certificar-se
de que sua página de pagamento esteja protegida por HTTPS;
- Certificar-se
de que seu processador de pagamento seja totalmente compatível com os
padrões PCI DSS;
- Ter
todos os formulários necessários na página de pagamento para verificar as
transações;
- Não
armazenar nenhum tipo de detalhes de cartão de cliente em seu banco de
dados.
- Usar
sistemas de verificação eficazes
Os falsos negativos prejudicam empresas e clientes.
A capacidade de verificar transações permite evitar rapidamente a aceitação de
transações fraudulentas. Uma boa solução de pagamento faz isso reconhecendo
automaticamente os padrões e analisando os detalhes da transação; Em segundos,
você pode identificar clientes legítimos. Outros recursos são: verificação de
impressão digital, verificação de e-mail, verificação de telefone em duas
etapas, verificação do número do cartão, entre outros.
- Usar
controles manuais (com moderação)
Para pedidos grandes, pode valer a pena revisá-los
manualmente, embora seja sempre melhor automatizar o processo se você lida
regularmente com pedidos de alto valor. Uma forma de verificar manualmente é
entrar em contato com o comprador por e-mail ou telefone. Os clientes genuínos
são mais propensos a entrar em contato com você, já que a última coisa que um
golpista gostaria de fazer é revelar suas informações pessoais. Se sua empresa
for B2B, você pode pesquisar no Google o nome do seu comprador ou o site da
empresa para saber mais sobre eles. As verificações manuais são adequadas se
você só tiver que fazê-las algumas vezes por ano. Qualquer outra coisa é um uso
ineficaz do tempo da sua empresa.
- Usar
a tecnologia certa
Uma grande parte dos casos de fraude de negócios se
deve ao uso de tecnologia desatualizada. Isso se deve às limitações do provedor
de pagamento ou dos proprietários de negócios que não desejam gastar dinheiro
em ferramentas aprimoradas. Os golpistas de hoje são extremamente qualificados
e persistentes em explorar as fraquezas da tecnologia desatualizada. Investir
em uma solução de pagamento segura e atualizada é um pequeno custo para a
segurança que você obtém ao oferecer a seus clientes uma experiência de compra
melhor, ao mesmo tempo que protege sua empresa contra fraudes comerciais.
Vesta
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