Serviços de streaming Over The Top (OTT) têm atraído mais consumidores do que nunca, atrás de entretenimento sob demanda em um mundo de distância social — quatro vezes mais, para ser preciso, de acordo com a nova pesquisa do consumidor da Adjust. Com as pessoas aceitando mais o streaming em dispositivos mobile e Connected TVs (CTV), uma gama de oportunidades novas se abrirá para que os profissionais de marketing alcancem esse público crescente.
Se a performance é importante para sua estratégia de marketing, não dá mais para ignorar o ecossistema de anúncios em OTT e CTV. Mas atenção: isso é mais do que só uma nova modinha no modelo televisivo.
O Relatório da Adjust sobre o
Mobile Streaming 2021 revela uma mudança radical nos padrões de
consumo de streaming em diversas regiões e gerações. Essa dinâmica requer uma
nova mentalidade — e dados novos — para que a oportunidade seja aproveitada e
os resultados, mensurados. Entendendo como e quando os
consumidores assistem a streaming e quais canais trazem mais valor e entregam o
maior impacto de marketing, o potencial para construir uma base de usuários
grande com um Lifetime Value (LTV) alto é enorme.
3 coisas que você precisa saber sobre
os hábitos de streaming dos consumidores:
- A maioria dos usuários mobile assistem a
streaming, no mínimo, uma vez por dia — Consumir
conteúdo de streaming se tornou um hábito diário para pessoas no mundo
inteiro. Na China, 93,75% dos usuários disseram ver um streaming
"todos os dias uma vez por semana" — em comparação com os
Estados Unidos (69,4%), está claro que a China embarcou totalmente na
revolução de streaming. A Geração Z também mostra o caminho com uma média
de 90 minutos por sessão, mas usuários de todas as faixas etárias assistem
a streaming pelo menos uma hora por vez.
- Os usuários estão dispostos a gastar dinheiro
com o streaming — Os serviços de streaming provaram que as
pessoas estão dispostas a pagar por conteúdo. A Coreia (US$ 42,68/mês) e
os Estados Unidos (US$ 33,58/mês) apresentam os maiores gastos. Os
millennials e a Geração Z também gastam bastante com conteúdos de streaming,
mas a população com 55 anos ou mais está cada vez mais disposta a abrir a
carteira também. Uma pesquisa do The Trade Desk
revelou que aproximadamente 27% dos lares nos Estados Unidos planejam
cancelar pacotes de TV paga em 2021, quase o dobro de 2020.
- A forma como nós assistimos à TV está mudando
— Mais de três quartos (76%) de todos os entrevistados
usam celulares mobile enquanto assistem à televisão. Potencialmente, isso
tem um impacto enorme para profissionais de marketing criativos, que podem
usar os dados para criar uma experiência de marca totalmente nova e
interativa unindo os dois dispositivos.
Reimaginando o marketing para Connected
TVs
De muitas maneiras, as Connected TVs apresentam aos profissionais de marketing o melhor de dois mundos — a oportunidade de ser associado a conteúdos de alta qualidade da televisão e a prestação de contas e os resultados mensuráveis da web. Esse é um desenvolvimento importante que possibilita que departamentos de marketing com orçamentos curtos entendam melhor a performance dos seus anúncios televisivos e planejem com base nos dados.
Portanto, não é surpresa que os anunciantes já estejam alocando orçamento para a CTV, com o eMarketer estimando que os gastos com anúncios em CTV aumentarão para US$ 11,36 bilhões em 2021 nos Estados Unidos. (Os fraudadores seguem o dinheiro e é importante combater bots e fraudes para proteger o orçamento e a integridade dos seus dados). Contudo, com as mudanças de comportamento do consumidor, os profissionais de marketing podem ir além. Nos Estados Unidos, 82,62% das pessoas relatam usar celulares enquanto assistem à televisão, dando aos profissionais de marketing estratégicos uma nova forma de construir experiências de imersão em vários dispositivos.
Considere o seguinte: As pessoas que usam celulares ao assistir à televisão afirmam usar com frequência aplicativos de redes sociais (77,90%), aplicativos de bancos (51,37%), aplicativos de jogos (51,07%), aplicativos de delivery de comida (28,20%), aplicativos de utilidades (23,32%), aplicativos de e-commerce (20,88%) e aplicativos de viagem (18,45%).
Para os profissionais de marketing que querem impulsionar a performance, agora é o momento certo para experimentar maneiras de criar novas experiências — e as possibilidades são especialmente abundantes para os profissionais de marketing de aplicativos. Por exemplo, os anunciantes podem explorar isso colocando um CTA nos anúncios de TV, oferecendo o download do aplicativo via QR Code. Isso cria uma experiência integrada que não apenas resulta na conversão desejada, como também traz dados incomparáveis sobre de onde exatamente seus usuários estão vindo e onde é mais provável encontrar potenciais usuários.
Profissionais de marketing capazes de
absorver essa mentalidade devem não só adquirir novos usuários e consumidores,
como também coletar uma riqueza de dados que serão úteis até em um futuro mais
distante, conforme a tecnologia avança. Empresas visionárias como o Tencent, da China, já estão
abraçando a capacidade da CTV de criar experiências localizadas, incorporando
anúncios televisivos personalizados em filmes sem interromper a
experiência.
A tecnologia está aqui e se você seguir
os dados e liberar a criatividade, o céu é o limite.
Guilherme Kapos - Diretor de Vendas para a América Latina na
Adjust
Nenhum comentário:
Postar um comentário