Pesquisar no Blog

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Chocolate - Conheça os benefícios e as melhores opções para consumir

 Caroline Maretto, da Clínica Aguilera, fala sobre o assunto e ensina a fazer uma deliciosa receita de Fudge de chocolate e cranberry


O chocolate é um alimento querido por inúmeras pessoas e, para fazer a melhor escolha entre as muitas opções, a nutricionista Caroline Maretto, da clínica Aguilera tem algumas dicas.

O cacau presente no chocolate é composto por antioxidantes, com função cardioprotetora e que regula a pressão arterial e níveis de açúcar no sangue. “O chocolate pode ser consumido sim, porém em quantidades moderadas, devido ao alto teor calórico. Uma dose recomendada é de 20-25g ao dia”, explica Caroline.

São obtidos a partir da massa de cacau, manteiga de cacau e cacau em pó e eles se diferem na quantidade de frações de cacau. “O chocolate branco possui manteiga de cacau, já os chocolates com frações de cacau são: o ao leite, com uma média de 30% de cacau, o meio amargo tem em média 40-50% de cacau e outras versões 70, 85, 90% cacau”, conta a nutricionista.

O chocolate ainda possui o triptofano, que ajuda na produção de serotonina - responsável pela sensação de prazer e bem-estar no organismo. Além disso, o cacau produz estímulos intestinais e beneficia o intestino por ser antioxidante. “Quanto maior o teor de cacau, melhor. Recomendado acima de 70%”, acrescenta Caroline.

A nutricionista alerta ainda, que o ideal é que os primeiros ingredientes do chocolate sejam cacau e massa de cacau, e as gorduras e açúcar estejam no final desta lista “a recomendação é que a pessoa escolha um chocolate que goste e consuma em quantidades moderadas”, finaliza Carol.

 

Sugestão de receita

Fudge de chocolate e cranberry

 

50g de chocolate 70%

4 colher de sopa de pasta de amendoim ou de castanha

1 1/2 colher de sopa de óleo de coco

1 pitada de sal

1 colher de sopa de nibs de cacau

1 colher de sopa de gotas de chocolate meio amargo

1 fio de mel

2 colheres de sopa de cranberry desidratada

 

Primeiro derreta o chocolate com o óleo de coco no microondas e mexa bem. Adicione a pasta de amendoim/castanha, o sal, a cranberry e o mel.

Misture tudo e coloque em um prato ou uma forma pequena e espalhe bem.

Coloque o nibs de cacau e as gotas de chocolate e leve ao congelador por 3 horas

Retire e corte em quadrados e está pronto.

 



Caroline Maretto -  Graduação em Nutrição pela Unicamp, Especialização em Nutrição pelo HCFMRP/USP, Especialização em Suplementação Clínica e Esportiva pela Estácio de Sá e Extensão em Modulação Intestinal e Doenças Autoimune.

 

Clínica Aguilerawww.clinicaaguilera.com

Alameda Jaú, 1303, Conj. 42, Jd. Paulista.

@aguilera.clinica


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados