Segundo
José Araújo Netto, fundador da rede Porks – Porco & Chope, o mercado nacional
hoje está propício a estabelecimentos de médio porte, com faturamento médio de
R$ 100 mil e custo de aluguel aproximado de R$ 5 mil
Segundo
levantamento da Associação Brasileira de Restaurantes e Bares (Abrasel), a taxa
de mortalidade destes estabelecimentos é de 35% já no primeiro ano, número que
supera o índice das micro e pequenas empresas em geral. Por conta disso, é
importante que futuros empreendedores estejam por dentro das tendências de
mercado para saber como montar uma estrutura ideal e não fazer parte da
estatística.
Para
o empresário do segmento da alimentação José Araújo Netto, fundador da rede
Porks – Porco & Chope, O Bar do Açougueiro, entre outras que somadas contam
com quase 100 unidades espalhadas pelo país, o principal erro de empreendedores
iniciantes é apostar em estruturas absurdas, pensando que o tamanho do
estabelecimento vai refletir no número de clientes. “Ambientes muito amplos
podem causar a sensação de que a casa está sempre vazia, afastando principalmente
o público jovem, que sai de casa à procura de convívio social”, aponta.
O
número de funcionários, valor do aluguel e custo de implementação da loja, com
projeto, mobiliário e equipamentos, também estão diretamente relacionados ao
tamanho do empreendimento. “Bares e restaurantes muito grandes exigem um
investimento inicial bastante alto e, consequentemente, pedem um tempo maior de
retorno”, explica. Apesar dos desafios enfrentados por donos de grandes
estabelecimentos, nem sempre optar por uma casa pequena é a melhor opção.
“É
de conhecimento geral que o maior pico de movimento em bares e restaurantes
está nos finais de semana. Estabelecimentos muito pequenos não têm espaço para
recuperar o lucro perdido em dias de baixa demanda”, diz. O empresário conta
que as unidades da rede Porks – Porco & Chope, por exemplo, são todas
pensadas para comportar pelo menos 100 pessoas sentadas, seja na área interna
ou externa, para que, dessa forma, a média final de faturamento seja sempre
positiva.
Segundo Araújo Netto, o mercado nacional
hoje está propício aos estabelecimentos de médio porte, com faturamento médio
de R$ 100 mil e custo de aluguel aproximado de R$ 5 mil. “Para dar início à
missão ‘como montar um bar’, só é preciso um balcão com fácil acesso, um salão
para dispor as mesas, banheiros, uma área de cozinha e também uma área de
estoque. Além de, claro, todo um cuidado com o visual e o marketing do
estabelecimento”, conta. “Não gosto de falar em metragens, pois com um bom
planejamento até mesmo a calçada em frente ao bar pode fazer parte do seu
negócio”, complementa o empresário.
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