33,9% tem preferência pela compra online, mas 59,1% gostaria de fazer as compras de Páscoa em lojas físicas
Com
o comércio fechado, o supermercado se tornou uma grande opção para as compras
físicas para 64,7% da população
Ovo
de Páscoa ainda é o formato de chocolate preferido como presente para 60,3%
O ano está passando
rápido e já estamos a poucos dias da Páscoa. A Hibou - empresa de pesquisa e
monitoramento de mercado e consumo -, acaba de publicar uma pesquisa de mercado
levando em consideração os hábitos e a intenção de compra do brasileiro, e os
reflexos da pandemia no feriado nesta data. Realizada em parceria com a
Scoregroup, entre outros dados, os resultados mostram que, se os brasileiros
estivessem em condições de ir às ruas, 59,1% amaria comprar seus ovos em lojas
físicas, e uma fatia de 33,9% teria preferência de compra pela internet na
Páscoa.
"Entendemos
também que, antes da pandemia, 73,2% das pessoas celebravam a Páscoa na casa de
amigos e familiares e, agora em 2021, 58,7% afirmou que ficará em casa, e sem
receber visitas, e apenas 20% ainda não decidiu o que fazer. Ou seja, o
brasileiro vai deixar de receber pessoas próximas em casa em respeito à
quarentena. No entanto, ainda há uma parcela da população mantém planos de
viagem, mesmo na fase mais grave da pandemia, para praia (7,8%) e interior
(5,7%)", relata, Ligia Mello, sócia da Hibou, e coordenadora da
pesquisa.
Páscoa consciente
Um cruzamento de dados
entre a pandemia e a Páscoa mostrou que 55,1% das pessoas continuarão utilizando
máscaras de proteção ao sair pelas ruas, 50,3% acredita que as cidades
continuarão em alertas amarelos e vermelhos e 41,2% ainda acha que teremos
muitas pessoas internadas no período. Apenas 0,9% acredita que a situação
emergencial provocada pelo COVID-19 terá passado e 7,4% tem fé de que
restaurantes estarão abertos para comemoração da data em família.
Supermercado, o
essencial dos ovos de páscoa
Em relação às compras
físicas, em tempos de pandemia, o supermercado se tornou uma grande opção para
as compras, com 64,7% da intenção, seguido das lojas de chocolaterias de marca,
opção para 45,1%. Apenas 24,9% dos consumidores comprariam fisicamente de
produtores caseiros ou conhecidos.
O presente em formato
de ovo de Páscoa ainda é o grande campeão, com 60,3% das escolhas, seguido das
caixas de bombons, para 32,8%. O preço, para 45%, ainda é o fator decisivo na
hora de comprar chocolates na Páscoa, o sabor é importante para 33,9% e uma
promoção é mais relevante para 31,3%.
Chocolate, chocolate,
chocolate
Para o time dos que
gostam de doces, 43,2% acha que não pode faltar ovos de Páscoa e 38,6% acha que
é importante mesmo que tenha chocolates em geral. Já para o time dos salgados,
é imprescindível que tenha qualquer peixe para 23,1% e para outros 23,1%, que
preferiram ser mais específicos, não pode faltar bacalhau. Ou seja, é uma data
na qual o brasileiro gosta mesmo é de comer peixe.
"A pesquisa
mostrou que todo mundo recebe ovos e chocolates de presente. A divisão é bem
justa entre os familiares, porém, em uma pequena diferença entre os outros,
sobrinhos e afilhados (32,1%), cônjuges e namorados (31,4%), ou mesmo quem
presenteia a si mesmo (29,3%), são os mais beneficiados na data.", conclui, Ligia.
Se não houvesse
pandemia....
Parte dos brasileiros
prefere comemorar a Páscoa somente com almoço em família (51,8%), outra parte
de entrevistados gosta de almoço em família com troca de ovos (35,5%), pratos
típicos no almoço de domingo também é opção (22,7%), assim como churrasco em
casa (14,1%), ir à missa (12,3%) e caça aos ovos com crianças (10,5%).
A Páscoa para os
brasileiros é sinônimo de Ressureição, Renascimento, Chocolate, Família e Amor.
Significa um feriado com simbolismo da ressureição para 49% e um feriado
religioso para 18%, mas apenas 31% não come carne vermelha por motivo de
religião.
Metodologia
Um total de 1.611
brasileiros responderam de forma digital, entre 25 e 31 de janeiro, de São
Paulo, localizadas em Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador,
Curitiba, Brasília, Recife e Manaus, garantindo 95% de significância e 2,44% de
margem de erro nos dados revelados. A pesquisa engloba todos os níveis de renda
e faixa etária.
Hibou
consumo. http://www.lehibou.com.br
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