Os insights abaixo foram
extraídos das “lives” de dois personagens de altíssima qualificação e
credibilidade:
Silvio
Meira, do Cesar e Divesh Makan, da Iconiq. Recebi do amigo R.Wong e achei da maior importância repassar.
1) Empresas terão que abandonar
a "gambiarra digital". Ou é digital mesmo ou não é. Plataformas
digitais competentes mesmo que sejam pequenas são as que vão sobreviver;
2) Comércio online deixa de ser
uma opção secundária de compras. As lojas físicas serão redesenhadas como
espaços de experimentação da marca mas as vendas migrarão mais rapido para o
online do que se imagina antes;
3) 95% das lojas Starbucks
foram reabertas na China mas o movimento na loja é de 60% do que era. As
pessoas não consomem mais na loja, compram e vão embora. Starbucks tem que
rever o modelo reduzindo espaço de convivência;
4) Os maiores varejistas
americanos já demitiram mais de 1 milhão de pessoas e devem reempregar somente
85 % deles no fim da crise. A explicação é que o comércio tradicional vai
encolher.
5) O negócio de seguradoras vai
sofrer profundas transformações;
6) Educação online está se provando no meio da crise. Vai haver
uma revolução na forma como se aprende em todos os níveis.
7) Sai o estoque just in time e
entra o just in case, as empresas aprenderam com a crise que precisam ter
estoques maiores de segurança, principalmente quem tem cadeias longas de
fornecimento;
8) EUA desenvolveu uma cadeia
de supply com a China nas últimas décadas que fez com o tempo os americanos
perderem capacidade tecnológica de fabricar no pais. Isso vai mudar por
questões de segurança. O globalismo sofrerá um duro revés, substituido pelo
protecionismo.
9) Não existe setor da economia
ou tamanho de negócio que possa dizer "eu não tenho necessidade de
investir no digital". Quem pensar assim não tem futuro.
10) Hábitos de viagem mudarão
radicalmente. Redução absurda nas viagens de negócios substituidas pelas
videocalls. Viagens de lazer serão mais para o interior junto a natureza em
lugares com baixa concentração de pessoas.
11) Existem 1.700.000 virus
detectados em animais, desses 1.700 são coronavirus. Temos que aprender com
essa crise e preventivamente estarmos prontos para ter um surto por década.
12) O modo de viver de se
relacionar de trabalhar vai mudar tanto que nós dividiremos a história em
"Antes do Corona" e "Depois do Corona".
13) Essa crise traz a
oportunidade de uma grande revolução nos sistemas de educação e de saúde usando
o online para atender a população.
14) Direitos individuais x saúde será um dos grandes debates no
mundo a medida em que rastrear individualmente cada individuo é uma das
estratégias mais eficazes de controle de epidemias, mas pode ser usado pelos
Governos para controle das pessoas.
15) O consumidor foi
"forçado" a migrar nesse momento para o comércio online. As empresas
que conseguirem proporcionar uma experiência muito boa em todos os aspectos não
perderão esse cliente para as lojas fisicas ao fim da pandemia. Ao contrário,
as empresas que se mostrarem despreparadas perdem espaço.
16) Assim como os remanescentes
da antiga industria americana tem dificuldades de se recolocar e acabam por
sustentar posições políticas protecionistas (que culminou com a eleição do
Trump), esse movimento vai se alastrar pelo mundo com o crescimento rápido da
industria digital.
Conclusão: quem hoje está ocupado já precisa começar a pensar na
sua futura profissão, tem que se atualizar o tempo todo nas novas tecnologias.
As empresas de educação e o MEC precisam se comunicar com o mercado
incessamente e entender as necessidades para fornecer os conteudos demandados
que não são mais aquilo que as universidades hoje entregam aos alunos.
Retreinamento contínuo. Na sociedade do conhecimento não existe
"ex-aluno". Ou vc está aprendendo o tempo todo ou vc está
desempregado.
17) Não vejam a crise como
momento de cortar custos. Pensem em investir em novas areas em novas
tecnologias, vai ter muita oportunidade para as empresas que agirem rapido,
vamos renascer num mundo novo, viveremos um "novo normal", a vida vai
ser diferente, ninguem sabe exatamente como mas temos que estar abertos e
preparados para nos adaptar com agilidade ao que vier pela frente
18) O setor agricola brasileiro
tem uma oportunidade de ouro, precisa investir cada vez mais em tecnologia e
digitalização, e na qualificação dos seus profissionais e gestores.
Estas afirmações merecem amplo
debate. Se quiser participar clique no botão azul abaixo ou responda a este
email que faremos contato.
Abraço e boa semana!!
Simon M. Franco
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