Recursos simples
garantem a atenção dos estudantes
Com o distanciamento social, as escolas estão se
adaptando para continuar fornecendo conteúdo para seus alunos. A grande
dificuldade é fazer com que as aulas online sejam interessantes, já que agora a
interação em tempo real é bastante reduzida ou nenhuma. Com isso é preciso
buscar novos métodos, materiais de apoio e táticas diferentes para prender a
atenção e conseguir passar a matéria.
A especialista em palestras memoráveis, Tathiane
Deândhela, conta como é possível aplicar as técnicas que ela usa em suas
apresentações até internacionais para tornar a aula online uma nova forma de
aprendizado.
1 – Gamificação
Também conhecida como ludificação, é a técnica de
trazer um pouco do princípio de jogos e videogames para aula. Tendo feedback
imediato para os alunos com parabéns e recompensas. Joguinhos que facilitem o
aprendizado e dinâmicas para que a aula fique mais divertida e os objetivos
fiquem claros. Dessa forma os alunos conseguem se esforçar para atingir as
metas e serem recompensados por isso, como nos jogos que já fazem parte do
mundo dessas gerações.
2 – Storytelling
Trabalhar técnicas de storytelling é muito
interessante. Esse professor tem que ser um exímio contador de histórias. Ele
precisa desenvolver habilidades de contar, desenvolver e adaptar histórias para
que consiga envolver os alunos. Praticar o lado artístico é uma ótima ideia
também, fazer paródias, criar musiquinhas para facilitar a absorção do
conteúdo. Então a ideia seria usar habilidades artísticas também para poder
tornar esse momento mais envolvente.
3 – Participação do aluno
Colocar o aluno para participar, fazer perguntas,
criar formas de interação para que o aluno não fique muito tempo ouvindo. A
participação em duplas ou trios, mesmo online, ajuda a compreender o conteúdo.
Praticar a escuta entre eles pode ser bastante positivo.
4 – Quebra de estado
Essa técnica de neurolinguística serve para tirar o
ouvinte do estado em que se encontra e voltar a atenção dele a outro ponto. Em
uma aula ou palestra, o ideal é que a cada sete minutos se faça uma quebra de
estado. Ou seja, alguém que está falando, principalmente no mesmo tom, por
muito tempo seguido, a cada sete minutos é interessante que faça alguma coisa
diferente: passar um vídeo, uma música, uma interação ou uma história. Isso
torna o aluno mais presente e a aula fica muito mais envolvente, muito mais
prazerosa.
5 – Oratória
Em alguns momentos falar mais alto, mais rápido, em
outros mais baixo e mais devagar. Trabalhar toda essa entonação, quais
palavras, quais expressões é preciso dar mais ênfase e falar com mais força.
Ter um momento de silêncio também, uns 2 ou 3 segundos, que faz a pessoa
conseguir pensar e interagir.
6 - Trazer elementos visuais
Um professor memorável precisa, além do
storytelling, usar muitas analogias e metáforas. Então tudo o que ele vai falar
ele pensa em formas mais criativas de se falar a mesma coisa. Imaginar o que é
possível comparar com coisas do cotidiano, com coisas do dia a dia do público.
Então sempre que ele traz comparações, analogias, metáforas e outros elementos
que trazem visualização, que demonstram aquilo que ele quer dizer faz com que o
aluno se conecte com aquilo que está sendo passado e memorize com mais
facilidade.
Tathiane
Deândhela - palestrante internacional e especialista em
produtividade, marketing, negociação e liderança com formação em universidades
como FGV, Harvard, Atlanta e Ohio. Como especialista em Produtividade escreveu
o best-seller: “Faça o tempo trabalhar para você”, que já está na 5ª edição e
em junho lança “Faça o tempo enriquecer você”.
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