Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Especialistas dão dicas de saúde para as festas de Carnaval


Da hidratação à escolha do calçado ideal saiba quais cuidados tomar para aproveitar bem os dias de folia



Em vários lugares do Brasil as festas de Carnaval já começaram, mas a folia deve ficar ainda maior nos próximos dias. Seja desfilando na avenida, curtindo os blocos de rua ou dançando nos bailes dos salões, especialistas recomendam algumas dicas que as pessoas podem seguir para preservar sua saúde e segurança durante as festas.

O primeiro cuidado deve ser com a escolha ideal dos calçados, acessório que na maioria das vezes é definido pela estética e não pelo conforto, como explica a fisioterapeuta e professora da Faculdade Pitágoras de Londrina, Magda Maciel Ribeiro Stival. "A melhor opção sempre será o tênis porque suas solas e palmilhas são mais confiáveis na função de amortecer o impacto dos pés no chão. Além disto, por serem fechados eles também protegem de possíveis lesões com cacos de vidros e pedras", comenta ela.

Para quem não abre mão do salto alto, a professora alerta para os riscos. "Geralmente eles causam sobrecarga nos pés, podem gerar dores nos dedos, lesões nos joelhos e tornozelos, e ainda danos na coluna quando são usados por longo período", comenta Magda. Para os adeptos das rasteirinhas, a fisioterapeuta esclarece que ao contrário do que muitos pensam, elas também podem oferecer problemas no futuro. "Além de deixar os pés expostos, elas não dão apoio ao calcanhar, o que ajuda a forçar os joelhos. Como elas são atrativas para o carnaval por conta das cores, o ideal são modelos com ao menos dois centímetros de salto", sugere.

Após tomar os cuidados com calçado e escolher uma roupa ou fantasia confortável para a festa, o próximo passo é dormir e descansar bem na véspera, além de seguir outras dicas para garantir a saúde. "Em festas durante o dia, em praias ou piscinas, é preciso tomar muito líquido, utilizar protetor solar, e sempre ser cauteloso com alimentos de produção artesanal, procurando evitar aqueles que não tenham a identificação dos ingredientes utilizados e o prazo de validade", alerta a enfermeira Renata Cristina Silva Baldo, coordenadora do curso de Enfermagem da Pitágoras.

A professora lembra ainda que devesse tomar cuidado com o abuso de álcool, uso de drogas e doenças sexualmente transmissíveis. "É um momento de alegria e curtição, mas é importante manter a responsabilidade, usando sempre camisinha nas relações já que é a melhor proteção contra todas as ISTs, trocando a direção pelo transporte público após a ingestão de substâncias alcoólicas e evitando drogas ilícitas", ressalta. Durante as festas, as pessoas devem ficar atentas a qualquer indício de problema "Quando perceber que você ou seu amigo está muito agitado, agressivo, com falta de ar, taquicardia, entre outros sintomas, procure o agente de saúde mais próximo", finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados