Estamos no meio da Semana do Brasil e às vésperas do Dia do
Cliente e ainda dá tempo de fazer um checklist estratégico no ponto de venda. A
consultora de visual merchandising e vitrinismo do Clube
da Mesa Posta, Lu Locchi, elegeu algumas dicas
certeiras para montar uma vitrine de sucesso e se dar bem nesse setembro
aquecido. Confira:
1.Seja criativo
A vitrine é certamente o primeiro contato com o cliente. Ela
comunica as informações primárias sobre uma marca e tem como missão atrair o
consumidor para o ponto de venda. Para a consultora, que hoje atua nas
principais feiras dos segmentos de casa, festas e decoração, esse ambiente é
uma importante ferramenta de comunicação visual e, portanto, precisa ser
bem aproveitado.“Não tenha medo de explorar a criatividade nesse espaço e, se
possível, conte uma história”.
2. Quantidade adequada
Mas o poder da vitrine vai além do visual. Segundo a especialista,
esse ambiente é capaz de aguçar o imaginário das pessoas e estimular o
encantamento. No entanto, uma vitrine vazia ou mesmo com sobreposição de
produtos pode quebrar completamente esse efeito. “Coloque poucos produtos e
somente aqueles que realmente possuem esse poder. Para além da vitrine,
entender qual o melhor lugar para expor cada mercadoria é um fator importante
para aumentar o fluxo de vendas”.
3. Invista na iluminação
A iluminação é um dos pontos mais importantes na criação de um
espaço agradável. Lu Locchi não só concorda com essa afirmação como ressalta as
consequências que uma má iluminação desse ambiente pode causar. “Desvaloriza a
apresentação, deixando de destacar os produtos que se quer deixar em evidência,
além de provocar desconforto visual no cliente”. Segundo a expert, é importante
que as lâmpadas utilizadas tenham cor e temperatura correspondentes ao contexto
da vitrine. “Na dúvida, o lojista deve procurar a ajuda de um profissional
especializado”, recomenda.
4. Exponha apenas o que tem em estoque
Muitos lojistas cometem o erro de expor produtos que não têm em
estoque. Além de ser desvantajoso para o próprio lojista, essa prática fere o
direito do consumidor e configura publicidade enganosa. Para Luciana, o ideal é
expor somente o que tem em estoque e aproveitar o poder da vitrine para
explorar melhor os produtos que estão parados. “Expor esses produtos e pensar
em ofertas atrativas para o consumidor, mobilizando também os vendedores. Essa
é uma boa estratégia para reduzir os prejuízos com o estoque e ainda aumentar
os ganhos no faturamento”.
5. Renove a apresentação
Como mencionado na primeira dica, vitrine é lugar de criatividade
e é nela que as técnicas de vitrinismo e visual merchandising começam.
Portanto, é preciso repaginar esse ambiente com frequência e caprichar na
apresentação. Segundo a expert do CMP, aproveitar lançamentos e datas
comemorativas - como a que estamos - são ótimas oportunidades para isso.
Conforme a consultora, o conceito de consumo mudou e, portanto, é importante
pensar também nas experiências do cliente. “Com a vitrine não é diferente. Há
diversas formas de encantar e convidar o consumidor por meio desse ambiente”,
diz Locchi.
Dica extra da consultora: “Você precisa entender que sua loja é
ÚNICA. Lembre-se sempre disso e mantenha a singularidade dela. A marca tem que
ser lembrada por quem fizer parte da experiência”.
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