O
que você entende por “Feedback”? Em linhas gerais, é um termo científico
que se refere a qualquer sinal que é absorvido por um sistema e sugere correção
do seu curso. A temperatura do seu quarto, por exemplo, é um feedback
que o termostato do aparelho de ar-condicionado usa para calibrar a potência.
Se você configurou o aparelho para manter seu quarto em 25 graus celsius, o
termômetro fará leituras periódicas da temperatura. Se ela estiver acima disto,
ele continua ligado. Se estiver igual ou abaixo (ou seja, menor ou igual a
isso), ele vai desligar temporariamente, até que seja realizada a próxima
medição.
Nosso
corpo também recebe feedbacks o tempo todo do ambiente, e eles chegam
pelos nossos sentidos: olfato, audição, visão, tato e paladar. E são captados o
tempo todo pelo corpo. E no trabalho, como funciona? Os insights que
recebemos de outras pessoas, normalmente, chamamos de feedback quando
relacionados ao nosso desempenho e comportamento.
Quando
nosso gestor pede para que nossos relatórios sejam mais detalhados, estamos
recebendo um feedback. Quando nosso colega agradece enormemente nossa
ajuda com um “incêndio” no relacionamento com um cliente, estamos recebendo um feedback.
Quando nosso liderado pede para que deixemos as prioridades mais claras, estamos
recebendo um feedback.
Além
desses tipos costumo chamar de “insights” ou “elogios”, e há outras
formas de recebê-los no trabalho. Nosso resultado em relação às metas
estabelecidas é um tipo de feedback. Se vemos que estamos batendo apenas
50% da nossa meta, a alguns dias do fim do trimestre, entendemos é como um
sinal de que devemos acelerar o passo ou mudar alguma coisa na nossa
estratégia, pois o que estamos fazendo não está nos colocando nos trilhos.
Quando
recebemos uma avaliação de desempenho, também estamos recebendo um feedback.
Se recebemos uma nota “atende às expectativas”, sabemos que estamos fazendo
aquilo que é esperado pela empresa de alguém no nosso cargo ou nível de
senioridade. Há ainda outras formas mais sutis de feedbacks que recebemos
do ambiente. Se estamos em uma reunião e começamos a conversar com nosso colega
do lado, cochichando, e recebemos apenas um olhar irritado do nosso chefe, isso
serve de feedback para recalibrar nosso comportamento.Enfim, como você
pode perceber, feedbacks chegam por diferentes lados e fontes, e são
parte inerente e constante do nosso trabalho.
Avaliações
de desempenho
É
um ritual ou processo geralmente realizado com uma frequência fixa (como
semestral ou anual) em que os colaboradores de uma empresa são avaliados de
maneira sistemática por avaliadores pré-determinados (geralmente o gestor, às
vezes pode haver uma autoavaliação, e em ainda outros casos pode ocorrer
avaliações de pares e liderados – o kit completo é geralmente chamado de
“avaliação 360-graus”).
Avaliações
de desempenho podem conter insights (inputs recebidos de outras
pessoas) as opiniões dos nossos gestores sobre nosso desempenho e suas
sugestões de como devemos nos comportar no futuro são um grande exemplo. Mas,
quando dar feedback e quando esperar a avaliação de desempenho?
A
melhor forma de pensar em insights e avaliações de desempenho é usar o
esporte como metáfora. Técnicos esportivos são mestres nas duas artes. Quando um
jogador de futebol bate uma falta errado, ele recebe alguns tipos de feedback:
a torcida vaia, a bola vai longe do gol, os colegas fazem caretas, o goleiro
comemora. Mas, geralmente, é o técnico que manda o feedback mais
valioso: um insight do que foi errado e o que o jogador deve fazer para
acertar da próxima vez: “você esperou demais para chutar. Da próxima vez, chute
antes”, grita o técnico da beira do campo.
Este
é um exemplo clássico de insight, dado pelo técnico, que faz o papel de
professor, e que ensina o jogador a melhorar o seu desempenho constantemente.
Um bom insight deve ser dado imediatamente, após o comportamento
observado, pois o receptor – quem realizou o comportamento e precisa receber o insight
– tem a situação fresca na sua cabeça e pode incorporá-lo nos seus próximos
comportamentos. Por isso que técnicos de esportes de alto desempenho estão na
beira do campo, quadra ou piscina, principalmente nos treinos, gritando a
plenos pulmões com seus atletas.
Avaliações
de desempenho, por outro lado, são discussões mais abstratas, que se referem a
um conjunto de comportamentos, que possivelmente se transformou em um padrão de
comportamento. Neste caso, a conversa é mais estruturada, e leva em conta um
período mais longo de observação. Segundo Scotty Bowman, técnico recordista em
títulos de Hockey no gelo na conferência NHL, “temos uma temporada de oitenta
jogos. A cada dez jogos, e me sento com cada um dos jogadores individualmente.
Trago
estatísticas de jogo e o jogador traz uma reflexão, uma autoavaliação. Então
temos uma conversa sobre o que manter e o que mudar para os próximos dez
jogos.”
Insights não substituem avaliações de desempenho, e
avaliações de desempenho não substituem insights. Cada um tem seu
propósito e, por isso, é muito importante entender bem os dois conceitos e
saber quando usar cada um deles.
Francisco
Homem de Mello - fundador da Qulture.Rocks, software de gestão de desempenho.
Especialista e estudioso em cultura organizacional. Autor do livro The 3G Way:
Dream, People, and Culture, figurando entre os mais vendidos da Amazon em
estratégia e negócios. A próxima obra é sobre “OKRs: Da Missão às
Métricas”, com o objetivo de ajudar as empresas a implementar uma metodologia
de metas direcionada para alcançar resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário