Trabalhar em andares altos, tendo que enfrentar
aquela fila para pegar o elevador até chegar em seu escritório, nem sempre deve
ser visto como uma desvantagem. Isso porque, nesses momentos corriqueiros da
vida de quem trabalha em ambiente corporativo pode apresentar um lado positivo:
por que não aproveitar o “trânsito” no elevador para estreitar as suas relações
com quem também trabalha no mesmo condomínio?
Segundo estudo recente da consultoria Right
Management, 70% das contratações, atualmente, são fruto de indicações de
outros profissionais que já estão no mercado de trabalho. E, mais do que isso,
para empreendedores, o caminho deve ser o mesmo, já que é preciso
aproveitar todas as oportunidades para conquistar novos clientes. Por isso,
bate-papos no elevador podem gerar novas parcerias de negócios. Mas como isso
ocorre?
De acordo com a especialista em desenvolvimento
humano Susanne Anjos Andrade, a resposta é simples: quando o elevador estiver
subindo, tente quebrar aquele silêncio e fugir das conversas que não geram
nenhum resultado de parceria como: “Nossa, hoje está frio, né?” ou “Que sono,
hoje foi difícil acordar”. “Você pode até iniciar o papo com esses assuntos,
mas evite prolongá-los. Pergunte no que a outra pessoa trabalha, qual o serviço
que ela oferece. Por mera coincidência, você pode estar necessitando dos
serviços dela, e vice-versa. Outra dica é sempre ter um cartão de visitas com
você, pois, assim, estamos preparados para essas ocasiões”, ensina Susanne.
A especialista cita uma “conversa de elevador”
recente que aconteceu com ela mesma e gerou oportunidade. “Vi que a
ascensorista de uma universidade estava lendo um livro e perguntei se era
hábito comum seu, quando ela disse que era apaixonada por leitura. Comentei que
era escritora e citei os títulos dos meus três livros, para que ela escolhesse
um que eu pegaria no carro. Ela disse que gostaria de ler “O Poder da
Simplicidade no Mundo Ágil”. Um aluno de pós-graduação ouviu a nossa conversa,
disse que já tinha visto meu livro nas redes sociais, começamos um bate-papo e
acabei fechando um trabalho de coaching. Sei que hoje é raro ter
ascensoristas em elevador, mas o importante é incentivar o diálogo e demonstrar
interesse pelas pessoas que estão ali, e colhemos frutos com isso”.
Comunicação humana é essencial para os negócios
Contudo, por mais que todos saibam que as relações
humanas são fundamentais para negócios, muitos empreendedores e até
colaboradores não levam isso tão a sério e desperdiçam oportunidades -
como uma simples conversa no elevador - para criar alianças para a carreira
ou o negócio. “Não importa o setor no qual você atua, a comunicação é
extremamente importante e devemos prestar atenção em todos os funcionários que
convivem com a gente - desde faxineiros até CEOs de empresas. Todos se cruzam
em vários momentos do dia, e podem ter novidades para te oferecer”, ressalta
Susanne.
Além de aproveitar o elevador como um momento para
trocar experiências de trabalho, muitos condomínios já têm usado o WhatsApp
para criar um grupo com todos os condôminos, também como forma de networking.
“Devemos usar os meios digitais, pois nem sempre cruzaremos com todos com quem
temos interesses em comum. Por exemplo, uma médica que tem um consultório em um
determinado endereço, poderá ampliar seu número de clientes por indicação, ou
seja, por meio de conversas e troca de experiências”.
Para a especialista, as conversas também são
capazes de mudar totalmente a forma de interação de uma equipe, já que
comunicar-se é um exercício que, quanto mais praticamos, mais nos aprimoramos.
“O colaborador ou líder que sabe se comunicar, promover o seu trabalho, garante
maiores chances de conseguir os resultados de uma maneira mais rápida e eficaz.
Profissionais satisfeitos e bem-resolvidos são muito mais produtivos”, avalia
ela.
Infelizmente, até hoje, não existem campanhas que
intensifiquem a importância do networking nas relações de trabalho. Mas, de
forma geral, com o desemprego e as dificuldades cada vez maiores para ingressar
no mercado de trabalho - ou até mesmo para abrir um negócio próprio- as relações
entre as pessoas estão ficando mais fortes - principalmente com a chegada do
LinkedIn, uma das principais redes sociais atualmente.
“No entanto,
embora o networking no ambiente virtual seja fundamental hoje em dia, o “olho
no olho” faz toda a diferença e não deve ser deixado de lado. É um erro
acreditar que as conexões virtuais substituem os contatos pessoais, pois são
caminhos diferentes - e ambos importantes- para ampliar a rede de contatos e
garantir o sucesso no mercado”, finaliza.
Susanne
Anjos Andrade -
Autora dos best-sellers "O Poder da Simplicidade no Mundo Ágil",
recém-lançado pela Editora Gente, e "O Segredo do Sucesso é Ser
Humano", e do livro digital "A Magia da Simplicidade". É coach,
palestrante e professora de cursos de MBA pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP)
em disciplinas sobre carreira, coaching e liderança. Também é sócia-diretora da
A&B Consultoria e Desenvolvimento Humano, empresa que criou o "Modelo
Ágil Comportamental", e parceira da Associação Brasileira de Recursos
Humanos (ABRH-SP).
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