Saiba como usar a inteligência emocional para melhorar seus relacionamentos
sociais e profissionais
A
inteligência emocional é o conjunto de condições emocionais e sociais que
influenciam como nós nos expressamos, como mantemos relações sociais, como
desenvolvemos e lidamos com desafios.
Mas
como aplicar essa habilidade às relações de trabalho, onde as pessoas vêm de
culturas diferentes? Cinco fatores que fornecem informações fundamentais para o
desenvolvimento da inteligência emocional são: como eu me vejo, como eu me
mostro, como eu interajo, como faço uso das informações emocionais para meu
processo de tomada de decisão e como lido com o cenário de imprevisibilidade e
mudanças.
“Quando
as pessoas estão com as suas inteligências emocionais desenvolvidas, cria-se um
ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Ao invés de desprendermos tempo
e energia com o que é irrelevante, vamos focar no que de fato importa para a
organização”, afirma Chris Melchíades, especialista em Inteligência Emocional,
com mais de 20 anos de experiência na área de desenvolvimento humano.
5
dicas são fundamentais na hora de lidar com a sua inteligência emocional no
trabalho:
Fortaleça
sua autoestima
Busque
feedbacks de terceiros sobre seus pontos positivos e negativos. Faça um
reconhecimento pessoal sobre o que você tem de bom e tente entender seus pontos
de melhoria para se tornar uma pessoa e profissional cada vez melhor.
Expresse-se
emocionalmente
Tente
encontrar palavras e expressões físicas para transmitir seus sentimentos de uma
forma que não seja prejudicial às outras pessoas. Esse tipo de comportamento,
no ambiente de trabalho, gera um clima de cooperatividade e de maior
integração.
Tenha
empatia
Antes
de elaborar qualquer julgamento sobre seus companheiros de trabalho, coloquese
no lugar dele e tente imaginar, a partir da perspectiva do outro, quais seriam
os caminhos a seguir. Isso aumenta a tolerância e diminui os conflitos.
Controle
seu impulso
Não
aja no calor da emoção. Cometemos muitos erros quando agimos de forma
impulsiva. Sempre que for tomar uma decisão importante, espere para tomá-la
no próximo dia, de cabeça fria. O distanciamento da cena vai ajudá-lo na
compreensão da situação.
Saiba
como lidar melhor com a pressão
Muitas
pessoas se sentem ameaçadas e tem reações negativas quando são obrigadas a trabalhar
com pressão. Saiba identificar os sinais que o seu corpo dá quando você está
ficando sobrecarregado. Crie estratégias para manter-se tranquilo em situações
de estresse emocional.
Chris
Melchíades - Chris
Melchíades é coach e especialista em Inteligência Emocional. Empresária com 20
anos de experiência na área de desenvolvimento humano. Fala sobre como
desenvolver o cérebro, com base em estudos da neurociência, para ter mais
inteligência emocional, melhorar relacionamentos na vida pessoal, familiar e
trabalho. Fala também sobre transição de carreira e clima organizacional.
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