Falta de tempo é um dos três
grandes desafios que os empresários enfrentam. Os outros dois são a dificuldade
para gerir a equipe e a falta de dinheiro. Dentro desses desafios, o dinheiro é
talvez o mais comum, porque trata-se de uma consequência dos outros dois. No
entanto, nesse momento, gostaria de me focar apenas na questão do tempo.
A base para melhorar a gestão
do tempo está na atitude e comportamento do empresário. Falar que “falta tempo”
nada mais é do que dizer, de maneira simples e isenta de culpa, que faltou
planejamento. É por isso que, apesar de complexa, a solução não é um bicho de
sete cabeças. Ela só depende do próprio empresário.
A maioria até sabe que precisa
fazer um planejamento que englobe todas as suas atividades, mas não o faz.
Reclamar que falta tempo é cômodo.
Entretanto, o tempo não falta a ninguém.
Todos temos a mesma quantidade de horas todos os dias. Então, porque alguns
conseguem fazer tantas coisas enquanto outros são improdutivos e deixam sempre
algo para o dia seguinte?
Sim, faltou planejamento! O
maior benefício de ter organização é que é possível enxergar de forma completa
qual o seu controle sobre suas atividades e como melhor realizá-las. Nós não
gerenciamos o tempo, gerenciamos o que fazendo no tempo que temos.
Aquela sensação de que o tempo
está passando rápido demais, é um indício de que não nos planejamos adequadamente
para encaixar todas as nossas atividades dentro do tempo que temos disponível.
Como consequência, as atividades se acumulam. Claro que há imprevistos, mas
também é preciso considerá-los na hora do planejamento.
Para um negócio, é recomendado
que planejamentos estratégicos sejam feitos com uma certa periodicidade.
Algumas empresas fazem para o ano, para o semestre, trimestre. Mas, de nada
adianta um bom planejamento se ele não for cumprido. Se isso acontecer, com
certeza, vai “faltar tempo” para fazer algo que deveria ser feito.
Outra questão fundamental é
que, na hora do planejamento, o empresário tenha em mente quais são as suas
tarefas. Querer cuidar e fazer tudo nunca dá certo. Todas as pessoas precisam
ter ciência sobre seus papéis, deixando ao líder apenas as funções mais
estratégicas.
Nesse sentido, é importante
que o empresário saiba exatamente onde seu tempo vem sendo empregado. Tendo
esse conhecimento, é possível tomar decisões com mais clareza, deixando de
fazer aquilo que não é da sua responsabilidade. Isso permite ao empresário
saber quanto tempo cada atividade demanda para que ele possa se focar no que
realmente traz crescimento e desenvolvimento para o negócio.
Denis Luna -
empresário, treinador de empresários e sócio da ActionCOACH São Paulo.
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