LogMeIn usou como base
350.890 webinars realizados no GoToWebinar para garantir os grandes insights de
um evento online
Os webinars estão se tornando uma das práticas de
marketing mais eficazes para conquistar clientes. A prática oferece uma
oportunidade promissora para geração de leads, de clientes potenciais, e de
reunir dados em tempo real sobre um determinado público alvo. Assim, optar por
palestras e workshops virtuais é uma realidade para muitas empresas que prezam
por facilidade e economia de tempo e dinheiro. Afinal, basta um palestrante e
uma boa ferramenta de webinar para que o evento esteja completo.
Neste
contexto, a LogMeIn, empresa norte-americana detentora da ferramenta
GoToWebinar, pesquisou em seu banco de dados de 350.890 webinars quais são os
itens chaves para fazer o evento gerar mais leads e ser um sucesso. “O
GoToWebinar é uma das ferramentas mais completas para realizar eventos online
do mercado. No entanto, saber como utilizá-la da melhor forma fará toda
diferença na hora de gerar leads. O que encontramos nos nossos 350.890 webinars
realizados será muito útil para quem ainda não tem domínio na criação de um
evento online”, enfatiza Gustavo Boyde, Head of Marketing da LogMeIn para
América Latina.
Confira
as dicas preciosas com base nos 350.890 webinars realizados pelo GoToWebinar:
- O “QUANDO” impacta a participação
Para
aumentar a participação no webinar é necessário escolher o melhor dia e horário
para a realização do evento online. As quartas, quintas e terças, respectivamente,
são os dias com melhor aproveitamento. O período da tarde aparece como melhor
horário, mas isso varia de região e tema proposto, por isso é necessário
avaliar caso a caso.
- Índice de participação não garante o sucesso
Quando
se faz um evento online, o organizador acha que quanto mais gente assistindo ao
vivo melhor será a geração de leads no evento. Porém, essa afirmativa é
relativa. De acordo com a base do GoToWebinar, 42% dos top 100 webinars têm um
índice de participação abaixo da média, sendo que muitas pessoas assistem ao
webinar depois do evento. Cerca de 26% dos registrados apenas se inscrevem para
assistir a gravação do evento após a finalização.
- Pequenos truques no título impactam novos registros
Para
que os participantes façam os registros é necessário chamar a atenção com
alguns truques no título que ajudam a aumentar o número de inscritos. Webinars
falando sobre “Cursos de iniciação” tiveram 31% a mais de interesse nas
inscrições se comparado com outros. Já o uso das palavras "Como",
"Como Fazer" e "Como realizar" ampliaram em mais de 36% a
quantidade de interessados. O método que se mostrou mais eficaz, com aumento em
43% dos participantes, foram as listas títulos como: "Nove dicas",
"Dez coisas", "20 passos". O ideal é encontrar o que melhor
se adequa ao seu público.
- Promova com antecedência e finalize em grande estilo
A
organização é um dos fatores primordiais na hora de realizar e promover um
webinar. De acordo com os dados, 15% dos registros são feitos com três ou mais
semanas de antecedência e possuem 33% dos registros no mesmo dia. Porém, 37%
dos organizadores não promovem o evento com antecedência suficiente.
- E-mail e Co-Marketing são a chave para o sucesso
Escolher
a forma correta para divulgação do webinar é primordial e, segundo a base de
dados, o e-mail ainda é a forma mais eficaz de enviar convites, tendo sido
utilizado em 96% dos eventos. Logo em seguida vem o co-marketing com 85%, que é
quando uma empresa faz parceria com outra para divulgar em conjunto um mesmo
evento.
- Terça-feira é o melhor dia para convidar participantes para o webinar
O
dia para enviar um convite para webinar é muito importante para obter maior
geração de leads. Segundo a base, 24% das pessoas se inscreveram para os
webinars às terças-feiras.
Registros
às segundas-feiras seguiram com 17%. Enquanto quarta e quinta-feira ficaram
empatados com 15%. Vale ressaltar que divulgar um webinar no final de semana se
mostrou pouco eficiente já que a maioria dos eventos são relacionados a temas
profissionais.
- Webinars longos funcionam melhor
Os
participantes estão interessados em tirar o máximo de proveito possível de um
evento online e estão dispostos a ficar conectados por um longo período. Os webinars
que duram em torno de 60 minutos foram os que se mostraram mais eficientes e
geraram leads mais qualificados, segundo os dados.
- Nem todo mundo assiste um webinar ao vivo!
Ter
a oportunidade de gravar o webinar é uma das principais vantagens de quem opta
por realizar um evento online. Segundo os dados, 67% assistem o webinar ao vivo
enquanto 26% preferem assistir on-demand.
Ainda há os 7% que optam por assistir das duas formas.
- Deixe seu webinar mais descontraído
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