Pesquisar no Blog

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Especialista dá dicas certeiras para você ficar livre de ciladas na Black Friday



 É só ligar a TV ou dar uma espiadinha na internet para se deparar com os anúncios da Black Friday acompanhados de sedutoras porcentagens dos descontos que estão por vir. Pois é, essa tradicional promoção feita na última sexta-feira de novembro nasceu nos Estados Unidos para renovar os estoques das lojas antes do Natal, mas parece cada vez mais comum no comércio brasileiro.
Os potenciais preços mais baixos são oferecidos tanto em lojas físicas quanto na web, mas é no ambiente virtual que as promoções realmente impressionam o consumidor. É necessário ficar atento, já que algumas transações aparentemente atrativas podem ser uma enorme cilada.

O Advogado e Economista Alessandro Azzoni elencou algumas dicas para evitar dores de cabeça posteriores e para suas compras serem sucesso!


1-   Faça uma lista daquilo que você realmente precisa
Com a lista em mãos, em datas anteriores, pesquise alguns preços. Dessa forma, você vai poder fazer um comparativo e saber se o desconto vale mesmo a pena. O ideal é manter o acompanhamento da evolução dos valores de um produto durante semanas, meses ou até um ano, para ter uma base do quanto o preço do item pesquisado oscila. Alguns sites e aplicativos oferecem a ferramenta de comparação entre lojas. Utilizar este método é bastante válido. 


2-   Evite compras por impulso
Tenha em mente que a probabilidade de algo dar errado em uma compra por impulso é muito grande. Nessa época é comum que as lojas anunciem descontos muito altos para induzir o cliente. Na Black Friday, o consumidor já tem a impressão de que os produtos podem acabar em questão de segundos e, na ânsia de aproveitar as ofertas, acaba não se atentando a regras básicas de segurança nas compras online. Para evitar problemas, é melhor se atentar ao custo em reais e não à porcentagem de desconto, afinal o valor é o preço que o consumidor vai pagar.


3-   Tenha certeza de que a loja virtual é confiável
Alessandro Azzoni,  indica consultar nos sites de reclamações comerciais se a loja em que você está comprando coleciona queixas preocupantes. Ao navegar na área de cadastro ou pagamento de qualquer site, observe se aparece um cadeado na barra de navegação de seu browser, à esquerda. Ele é imprescindível. Esta é a prova que o site não é uma cópia pirata destinada a captar seus dados de cadastro e de cartão. Este cadeado deve ser uma exigência.


4-   Atenção com eletrônicos
Fique de olho na descrição do produto e em suas particularidades. “Muitas vezes, o modelo que está sendo vendido está fora de linha ou vai estar em breve. Com isso, você estará adquirindo algo que já teria seu valor mais barato. Sempre confira os modelos anunciados com os novos. É muito importante”, explica Azzoni.

Alguns conselhos gerais para uma boa compra são imprescindíveis: tire sempre prints das telas para comprovar, caso seja preciso, qual foi o produto adquirido e o preço oferecido. E se você for realmente enganado e lesado, procure o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do estabelecimento, utilize plataformas como sites de reclamações e redes sociais e acione o PROCON.





Dr. ALESSANDRO L. O. AZZONI ECONOMISTA E ADVOGADO OAB/SP Nº: 353144.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados