Pesquisar no Blog

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Dicas para limpar e manter o seu aparelho dentário



Muitas pessoas utilizam aparelhos dentários para corrigir e alinhar os dentes. Nesse processo, uma das maiores dificuldades que elas enfrentam é a limpeza dentária com os aparelhos, exigindo cuidados especiais desde a escolha da escova como a realização dos movimentos corretos.


Como escovar os dentes com aparelho
A higienização dos dentes com aparelhos não é impossível, apesar de um pouco mais complexa. Se você usa aparelhos ortodônticos, confira as dicas abaixo:


Escova: utilize uma escova de cerdas macias, com formato e tamanho adequados à sua boca, de forma que ela possa alcançar todos os dentes com facilidade. Compre também uma escova para aparelho, que ajudará a limpar partes que a escova não consegue alcançar como os espaços entre um suporte e outro.


Creme dental: O aparelho poderá deixar seus dentes mais sensíveis e doloridos, por isso, opte por um creme dental para dentes sensíveis e que contenha flúor, que ajudará a fortalecer os dentes e eliminar placas que tendem a se acumular em torno dos aparelhos.


Escovação: para facilitar, separe sua boca em quatro quadrantes e escove cada um deles individualmente. Após utilizar a escova comum, escove também com a escova para aparelho, escovando dois dentes por vez. Ela ajudará a eliminar resíduos entre os suportes. Utilize fio dental suavemente e nunca se esqueça do enxaguante antisséptico bucal, que finalizará e removerá qualquer resíduo que tenha ficado. Dê preferência a um enxaguante de clorexidina, recomendado por muitos dentistas. Os antissépticos com álcool podem ressecar a boca e causar mau hálito.

Se você acabou de colocar ou apertar um aparelho, é possível que sinta uma sensibilidade muito maior ou dor nos dentes e na cabeça. Caso esteja sentindo algum desses sintomas, tome um analgésico para ajudar a controlar as dores e incômodos. Se a dor foi muito intensa, procure seu ortodentista.

Tente evitar também alimentos que grudem no aparelho, como gorduras, gomas de mascar, pipocas, caramelos e outros.




Fonte: Siga Odontologia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados