Pesquisar no Blog

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Xô, inchaço: 10 dicas práticas para contornar o problema das pernas e pés durante o verão




Dra Rebeca Nadaluti, farmacêutica especialista em cosméticos da Legrand, sugere práticas para diminuir o incomodo

Se você chega ao fim do dia com marcas de pressão de meias ou sapatos, é sinal de que a sua circulação não está funcionando como deveria.

Especialmente nos dias quentes, o aumento de calor leva à vasodilatação das veias como alternativa para ajudar o corpo a resfriar e, assim, a retornar à sua temperatura ideal. Em consequência do extravasamento de líquidos, o inchaço aparece deixando sinais nas pernas e pés, que ficam marcados. “É nessa fase do ano também que ocorre alteração na pressão arterial, que geralmente fica mais baixa. Com isso, consumimos mais sal, o que contribui consideravelmente para a retenção de líquidos”, destaca Dra Rebeca Nadaluti, farmacêutica especialista em cosméticos da Legrand.

A boa notícia é que pequenas mudanças de hábito nessa fase do ano podem colaborar para a redução do inchaço. Confira a seguir as sugestões da Dra Rebeca Nadaluti para contornar o problema e exibir pernas lindas no verão:


>>Evite ficar parado na mesma posição
Seja em pé ou sentado, permanecer na mesma posição por muito tempo prejudica a anatomia das veias, dificultando o retorno venoso. “Ficar muito tempo de pé durante o dia ou passar várias horas sentado, especialmente com as pernas cruzadas, dificulta o trabalho das veias das pernas para transportar o sangue de volta para o coração. Por isso, o sangue acumula nas pernas, aumentando o inchaço durante o dia”, explica a médica.


>>Consuma sal moderadamente
Quanto mais sal existir no seu sangue, mais água seu corpo vai reter. Atenção redobrada com o consumo de alimentos diet, como os refrigerantes, pois têm alto teor de sódio. Ou seja, nos dias em que estiver inchada, prefira tomar água e chá.


>>Atenção aos calçados
Um salto de aproximadamente 3 cm favorece o movimento do pé ao caminhar, o que ajuda no bombeamento do sangue de volta das pernas para o coração.


>>De olho na ingestão de água
Beber água é fundamental. Invista na hidratação ao primeiro sinal de sede ou quando notar que a urina está com coloração amarela escura para não sobrecarregar os rins.


>>Abaixo ao sedentarismo
Atividades como caminhar, pedalar, nadar ou subir escadas ajudam a evitar o acúmulo de líquidos. “Elas promovem contração e relaxamento da musculatura da panturrilha, favorecendo o retorno venoso”, comenta a especialista.


>>Invista em uma alimentação balanceada
Alimentos artificiais possuem muito sódio e poucas vitaminas, o que aumenta a fragilidade das paredes dos vasos sanguíneos, contribuindo para a retenção de líquido no corpo.


>>Lance mão de cosméticos específicos
Cosméticos com ativos como arnica e a castanha-da-Índia ativam a circulação sanguínea, aumentam a resistência dos vasos sanguíneos, reduzindo sua permeabilidade. “Eles agem na reabsorção do excesso de líquido do meio intercelular através do aumento da atividade da circulação linfática, diminuindo o inchaço e o desconforto”.


>>Tratamentos coadjuvantes
Massagem nas pernas com cosméticos para drenagem linfática funcionam para diminuir o inchaço e os sintomas decorrentes deles. Cosméticos com aplicador como os da marca Everbe facilitam a aplicação ao mesmo tempo que promovem uma massagem local.


>>Cuidado ao viajar
No avião, estique as pernas e levante para caminhar sempre que possível. Ao conduzir um veículo, pare para fazer alongamentos e andar.


>>Escolha bem o que vestir
No dia a dia, evite o uso de roupas restritivas ou ligas em torno das suas coxas para não comprometer a microcirculação local.




Sobre a Everbe
Everbe é a nova marca de dermocosméticos do grupo farmacêutico Legrand Pharma. Há mais de 20 no mercado, é considerada o oitavo maior laboratório do país e é detentor da 4º maior linha de genéricos por princípio ativo. Em seu portfólio figuram marcas como Bismu-Jet, Cenevit, Expec, Repoflor, Lactuliv, Dicloair e Natus Gerin.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados