Pesquisar no Blog

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Verão exige atenção redobrada nos cuidados com a pele, afirma especialista da FCMSCSP



 Dermatologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo dá dicas para se prevenir na estação mais quente e evitar problemas dermatológicos


Com a chegada do verão, aumentam as atividades ao ar livre, as idas à praia e à piscina. Por isso, os cuidados com a pele devem ser redobrados e intensificados. A exposição solar intensa e descuidada pode acarretar em diversos problemas como queimaduras, envelhecimento precoce da pele e até mesmo o câncer de pele, o mais comum entre os brasileiros. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são registrados cerca de 135 mil novos casos de câncer de pele por ano no País.

Para Marcus Maia, professor doutor da disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), a principal forma de proteção é o uso do protetor solar e reaplicá-lo diversas vezes ao dia, principalmente após entrar e sair da água. “O simples fato de entrar na água já faz com que você perca cerca de 50% da proteção do filtro solar. Então, o ponto principal é reaplicar corretamente a cada uma hora e sempre que sair da água”, afirma.

O dermatologista destaca ainda que pessoas do grupo de risco precisam investir ainda mais em proteção. Além das crianças, compõe o quadro pessoas com pele clara, cabelos e olhos claros, com muitas pintas e sardas e pessoas com histórico de câncer de pele na família. Por conta da pigmentação da pele, essas pessoas estão mais propensas a desenvolver problemas de pele e câncer do que pessoas de pele negra. Por isso, além do filtro solar, Dr. Maia recomenda a utilização de roupas especiais com proteção contra os raios UVA e UVB e chapéus – principalmente nas crianças.

Mesmo ficando em baixo do guarda-sol e em dias em que o sol não está tão forte, o conhecido mormaço já é suficiente e pode causar os efeitos. “O mormaço queima quase a mesma coisa que o sol, pois as nuvens claras não têm força suficiente para proteger dos raios ultravioleta. Por isso, não basta ficar em baixo de guarda-sol. É importante lembrar que a luz é refletida na areia e queima praticamente da mesma forma. As pessoas não devem abrir mão da utilização do filtro solar”, enfatiza o Dr. Maia.


Confirma algumas dicas para aproveitar o verão com segurança:

·         Saiba reconhecer se você faz parte do grupo de risco: se você tem pele clara, cabelos ou olhos claros, muitas pintas e sardas ou possui ainda histórico de câncer de pele na família, é importante reforçar os cuidados neste verão.

·         Proteja as crianças: as crianças possuem a pele mais sensível e costumam ficar muito tempo dentro da água. Por isso, além de utilizar filtro solar, é importante que estejam sempre utilizando chapéus e roupas especiais que possuem proteção contra os raios ultravioletas. 

·         Reaplique o filtro solar: a reaplicação correta do filtro solar é o maior aliado na proteção do envelhecimento da pele e do câncer de pele. Por isso, lembre-se se reaplicar o protetor a cada uma hora e, principalmente, após entrar no mar ou na piscina. 

·         Mormaço queima: mesmo em dias em que o sol não está tão forte ou em dias que o céu está nublado, não se deve abrir mão da proteção. O mormaço queima tanto quanto um sol forte.

·         Pessoas de pele negra também precisam se proteger: apesar de terem uma proteção “natural” e uma propensão menor a desenvolver câncer de pele, pessoas com a pele negra também precisam se proteger. Como o Brasil é um país muito miscigenado, algumas pessoas de pele escura podem possuir fragilidades da pele clara por conta da ascendência. 





Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados