Pesquisar no Blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Um novo ano de conquistas



Como você quer viver o ano de 2017?

Da mesma forma que 2016? Com as mesmas conquistas e experiências?

Se sim, o que você vai fazer para ter o mesmo resultado?

Se não, o que você quer para 2017? Você tem clareza do que quer?

Ter clareza do que deseja é o primeiro passo para ter conquistas que te satisfaça.

Se você não sabe o que quer você, inevitavelmente, ficará refém do seu destino.

E como ter clareza do que quer?

Primeiro se conhecendo, visitando seus sonhos, suas idealizações, pensando naquilo que poderá lhe trazer paz, sentimento de realização e de fazer sentido estar neste mundo.

O caminho para esta conquista é o autoconhecimento.

Imaginando que você já tenha este autoconhecimento, o que você fará com as 365 oportunidades que o ano de 2017 lhe trará?

Num dos maiores e antigo livro da humanidade está escrito:

“Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto” Mateus 7,7
Importante saber que não basta pedir, é preciso ter clareza do que pede e após ter esta clareza traçar um plano para atingir.

Com o pedido em mãos, te apresento seis dicas para que você possa atingir resultados em 2017:


. Seja especifico em pedir ou traçar metas para 2017. Tenha claro exatamente aquilo que você quer e que se dispõe a investir tempo e energia para conquistar. Seja especifico e muito diretivo, pedidos abertos se perdem na distração e preocupações do dia a dia. Anote num papel este pedido e consulte diariamente, revisando e redefinindo seu desejo;

. Peça para alguém da sua confiança te ajudar na realização desta meta, mesmo que seja somente para lembrar você sobre seu sonho e sua capacidade de realiza-lo. Se inspire e se aproxime de pessoas que já tenham conquistado aquilo que você quer ou que tenha a motivação que você precisa para se espelhar e assim investir na realização da sua meta;

. Esta pessoa só irá te ajudar se você também puder agregar a ela. Então, 
descubra como você também pode ajuda-la e viva a filosofia do ganha-a-ganha;

. É muito importante que você tenha clareza de que o que você quer para você é verdadeiro e coerente com seu desejo interior e não somente para atender as expectativas alheias ou condicionado a receber mérito somente externo. O ganho da conquista tem que ser para você e não para fazer “bonito” para o outro. Te garanto, “fazer bonito para o outro” não irá trazer paz, sentimento de realização e de fazer sentido estar neste mundo;

. Durante a jornada, com certeza, você irá encontrar obstáculos, desafios, possíveis desvios na trajetória. Sempre digo: melhor enfrentarmos desafios naquilo que realmente queremos, pois será mais fácil superar, do que enfrentarmos desafios naquilo que achamos que queremos;

. Seja grato por cada experiência, por cada desafio, por cada perda, por cada ganho, pois a jornada que lhe fará um ser humano melhor.

Mais do que o resultado, o importante será a jornada.

O que será que você vai brindar no final da jornada de 2017?


Será superação de obstáculos?

Pequenas e significativas conquistas durante o ano?

Amadurecimento?

Aprendizagem?

Torna-se uma pessoa melhor?

O que você pede para o ano de 2017? O que você vai fazer para atender ao seu pedido? Vai esperar do outro ou vai construir sua própria jornada?






Renata Bueno é psicóloga (1993) - psicodramatista, terapeuta familiar sistêmica e coach de carreira, com consultório em São José dos Campos (a 91 quilômetros de São Paulo). Atua como parceira estratégica do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras na USP, é coach da Eight – Rede Colaborativa de Coaches  e doutoranda em Psicologia Clínica na PUC-SP. É mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP - 2013), especialista em Terapia Familiar e de Casal (PUC-SP - 2011), coach (ICI - 2005 e EcoSocial), especialista em Consultoria de Carreira (FIA - 2008) e psicodramatista (SEDES - 2004).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados