Pesquisar no Blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

‘Ressaca de fim de ano’ pode e deve ser evitada




Especialista do Hospital de Transplantes de SP alerta sobre o risco do abuso de álcool no período de festas


         O Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, unidade da Secretaria de Estado da Saúde administrada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), na capital paulista, decidiu orientar a população sobre os riscos da alta ingestão de bebidas alcoólicas durante o período de festas de final de ano.

         A ressaca pode e deve ser evitada, uma vez que o mal-estar generalizado gerado pós-abuso do álcool costuma causar problemas como enjoo, dor de cabeça, cansaço, diarreia e sensibilidade à luz.

         Para aqueles que costumam apresentar os sintomas típicos da “ressaca”, especialistas em saúde do fígado explicam alguns cuidados que devem ser observados, principalmente antes de ingerir a primeira dose de álcool.

         Segundo o hepatologista Carlos Baía, do Hospital de Transplantes, antes de consumir bebida alcoólica, é importante preparar o estômago e fígado, alimentando-se, sobretudo de alimentos ricos em gordura.

         É importante, também, beber bastante água para manter a hidratação, evitando a perda de líquido no organismo.

         Esses cuidados evitam também a agressão direta sobre a mucosa do estômago e esôfago, fazendo com que a sensação de queimação e náusea seja menos intensa, devido à irritação causada pela bebida alcoólica.

         O médico alertar ainda ser necessário observar os rótulos das bebidas com a classificação do percentual alcoólico nas garrafas. “O ideal é não abusar da bebida alcoólica. A intensidade da ressaca esta relacionada à quantidade de álcool ingerida, não importando se a bebida é fermentada ou destilada”, diz.

         No dia seguinte, para melhorar o metabolismo do fígado, é importante descansar, alimentar-se de coisas leves como verduras e legumes cozidos, diminuindo frituras, doces e alimentos gordurosos. Também é fundamental reforçar a hidratação com água, chás e bebidas isotônicas.

         Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a quantidade máxima diária recomendável de ingestão de bebidas alcoólicas é de duas doses para homens e uma para mulheres.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados