Pesquisar no Blog

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Manual da celulite: tudo o que você precisa saber para se livrar dela



 Faltando poucos dias para o verão. Para te ajudar a combater a inimiga chamada "celulite", especialistas dão dicas de alimentos e tratamentos eficazes


Para ajudar as mulheres a combater a tão temida celulite, a nutricionista Patrícia Cruz e a esteticista Patrícia Souza reuniram dicas eficazes de tratamentos e alimentos que ajudam a prevenir a indesejada celulite. Isso porque você pode ter alguns cuidados no dia a dia, em casa mesmo, para dar adeus aos furinhos e ainda complementar com tratamentos que vão agilizar esse processo.

A celulite é uma alteração na gordura da pele, causando o aspecto de casca de laranja na pele. Essa deformação não é necessariamente um problema de saúde, apenas um incômodo estético. Quase todas as mulheres têm celulite, seja por alteração hormonal, retenção de líquido ou má alimentação.

A nutricionista Patrícia Cruz afirma que não existe um alimento que cause a celulite, mas alguns alimentos são mais propícios a gerar os furinhos, que são decorrentes de inflamações. “Não precisa ficar na neura e entrar em dietas radicais. Uma reeducação alimentar já ajuda bastante a combater a celulite”, afirma Patrícia.


Você deve evitar x aliados!

Farinha branca, refrigerantes e alguns doces são os alimentos mais perigosos para a celulite, pois eles levam ao ganho de peso e consequentemente ao processo de inflamação. Existe uma dieta que auxilia no combate a celulite, ela é rica em antioxidantes e em um conjunto de vitaminas. “As vitamina E, C, o zinco, selênio e o ômega 3 são grandes aliados na prevenção da celulite. Todas eles reduzem as substâncias inflamatórias causadas pelo excesso de gordura. Arroz e cereais integrais, aveia, linhaça e granola também estão na lista dos alimentos benéficos”, expõe a nutricionista.


Quer mais dicas? Confira abaixo os alimentos que ajudam na prevenção da celulite:


Aveia e Arroz Integral: apresentam baixo índice glicêmico e auxiliam no trânsito intestinal, aumentando a saciedade, o que contribui na redução do peso. Possui a chamada “fonte de cromo”, atuando diretamente no metabolismo dos carboidratos, o que inibe a absorção de toxinas e ainda elimina as impurezas que podem prejudicar o quadro da celulite.

Algas: possui alta fonte de iodo, coadjuvante na regulação dos hormônios tireoidianos. Evita flutuações hormonais.

Azeite de oliva (extra virgem): fonte de gordura monoinsaturada (considerada “gordura boa” e saudável), anti-inflamatória e vitamina E. Possui ação anti-inflamatória, que combate os edemas acarretados pela celulite.
Castanha-do-pará: fonte de selênio. Evita o envelhecimento celular da pele
.
Frutas Cítricas: fonte de vitamina C – potente antioxidante e anti-inflamatório, que reduz as lesões celulares  causadas pelos radicais livres. Elimina as toxinas e diminui o volume das células.

Maçã: rica em pectina, auxilia no bom funcionamento intestinal e ajuda a neutralizar as toxinas do organismo. Além disso, a maçã forma um gel no estômago que retarda a absorção da glicose e dificultando a absorção das gorduras.


Tratamentos estéticos que são grandes aliados

Para quem quer se livrar das celulites de maneira mais rápida, os tratamentos estéticos também são uma boa saída. “O verão está aí. Para quem quer ficar com tudo em cima já deve começar os tratamentos para o corpo”, comenta Patrícia Souza, esteticista do salão Image Hair Studio.

O uso da fototerapia está em alta e será uma tendência nesse verão. O led e o laser são usados para várias finalidades, uma delas é para o combate da celulite.

Confira as opções:


Led azul: possui propriedades bactericidas e hidrata a pele;

Led âmbar: ideal para estimular a síntese de colágeno e aumenta a circulação para o aporte de nutrientes e oxigênios às células;

Led vermelho: atua na inibição de irradiador químicos presentes na cascata inflamatória;

Led infravermelho: aumenta a capacidade de absorver energia, promovendo a ativação das células e deixando a pele mais receptiva aos princípios ativos.

Outro tratamento estético que pode auxiliar no combate de celulites é o microagulhamento (Dreg Delivery). “A regeneração ocasionada pelo microagulhamento promove rejuvenescimento, devido ao estimulo do colágeno. Além disso, ele melhora a textura da pele, diminua rugas, atenua cicatrizes, linhas de expressões, manchas e estrias”, explica a esteticista.

Tanto a esteticista quanto a nutricionista lembram que a obesidade não causa a celulite, pois ela pode aparecer em todos os biótipos. Não adianta fazer apenas tratamentos ou dietas mirabolantes, tudo conta nesse momento. Portanto, evite o excesso de sal, cigarros e bebidas alcoólicas. Uma boa dica é beber bastante água, somando sempre a alimentação com tratamentos estéticos para que a celulite deixe de ser um pesadelo.




Image Hair Studio
Alameda Lorena, nº 1611 www.imagehairstudio.com.br.
Instagram: @imagestudiojardins


Patrícia Cruz - Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Patrícia Cruz faz parte do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO). Ela é especialista sobre nutrição e transtornos alimentares, adulto e infantil, atua como Personal Diet e é palestrante em cursos de pós-graduação.
Instagram: @patycruznutri



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados