Pesquisar no Blog

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Mitos e verdades sobre a exposição solar



Com a chegada do verão no próximo dia 21, dermatologista do Seconci-SP dá dicas sobre como se proteger do sol


No Brasil, o câncer mais frequente é o de pele. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), o câncer de pele corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Como o seu maior agente etiológico é a radiação ultravioleta natural, proveniente do sol, a dermatologista do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), Jussara Gasparotto, ajuda a desvendar os mitos e verdades a respeito da exposição solar.


-  O protetor solar só deve ser usado em dias de sol, na praia ou na piscina

MITO. O hábito de se proteger contra o sol deve ser como o de escovar os dentes, frequente e contínuo. Os raios solares continuam agindo mesmo em dias de mormaço ou chuvosos. Além disso, luzes artificiais como a do computador também danificam a pele.


-  Quem quer “pegar uma cor” deve usar bronzeador após o protetor solar

MITO. Os bronzeadores têm como função acelerar o processo de bronzeamento apenas com a ajuda da penetração dos raios solares na pele. E como os raios UVA e UVB são altamente cancerígenos, nenhum tipo de bronzeador é recomendado.



-  Negros, mulatos e pardos também devem usar protetor solar

VERDADE. Apesar de ter uma resistência maior aos danos causados pelos raios, devido à alta concentração de melanina, o protetor ainda se faz necessário por quem quer manter a saúde e a beleza da pele negra. Os cuidados devem ser os mesmos que se tem com a pele clara, com o uso de fator de proteção 30 ou maior.


-  Posso passar o protetor solar e, logo em seguida, dar um mergulho

MITO. É muito importante seguir as instruções da embalagem e aplicar o produto de 15 a 30 minutos antes de se expor ao sol ou de entrar na água. Dar um mergulho logo depois de passar o produto pode fazer com que ele perca o efeito.


-  É necessário reaplicar o protetor solar após mergulhar ou transpirar muito

VERDADE. Um produto eficaz para proteção de queimaduras deve ter FPS 30, no mínimo, e ser reaplicado a cada 2 horas, ou após cada mergulho ou transpiração excessiva.



Proteção solar na construção civil

As convenções coletivas da Construção Civil trazem uma cláusula (19ª) que obriga o empregador a fornecer protetor solar aos seus trabalhadores. “Mesmo que fornecidos gratuitamente, existe uma resistência ao uso do produto, sobretudo entre os homens”, relata a dra. Ina Irene Liblik Quintaes, gerente da Medicina Ocupacional do Seconci-SP.

Tendo em vista essa aversão ao uso do produto, a entidade preparou algumas orientações para seu público-alvo:


-  Usar uniformes de algodão e cores claras, com mangas. Esse tipo de tecido facilita o mecanismo de evaporação, pois absorve rapidamente a água, auxiliando o controle do equilíbrio térmico.

-  Usar capacete com protetor de nuca, não se expor durante o período de descanso, aplicar o protetor solar 30 minutos antes do início da exposição ao sol e reaplicar a cada 2 horas.

-  Cobrir toda a área do rosto com protetor solar e qualquer outra região do corpo exposta ao sol, espalhando-o e não esfregando.

-  Beber de 2 a 3 litros de água por dia para ajudar a minimizar os impactos das altas temperaturas e a baixa umidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados