Pesquisar no Blog

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Dermatologista esclarece cuidados com a pele nas férias




Seja para quem vai curtir o verão brasileiro ou vai viajar para terras frias, produtos de prevenção e tratamento devem estar na mala

Os cuidados com a pele devem fazer parte da rotina o ano todo. Nas férias, entretanto, eles precisam ser intensificados – mas muita gente “relaxa” no compromisso. “É muito comum pacientes esquecerem de usar os produtos nas férias ou não fazerem periodicamente como indicado. Entretanto, nesse período, os cuidados com a pele devem ser mantidos e aumentados, considerando as viagens que cada um fará”, comenta a dermatologista Annia Cordeiro, diretora da Clínica da Pele Annia Cordeiro, de Curitiba (PR).


Praia
As pessoas que estiverem em locais com maior exposição solar devem caprichar no filtro – escolhendo um produto próprio para seu tipo de pele e tendo uma opção adequada para uso no rosto. “É importante que seja um protetor solar mais resistente à água e que pode ser associado a um antioxidante via oral, que diminui os efeitos nocivos do sol na pele.”

A especialista também recomenda o uso de roupas leves, chapéus ou bonés para proteger o cabelo e o rosto, além de escolher um guarda-sol de lona ou algodão escuro, que tem proteção efetiva contra o sol. “Leve também sabonete líquido suave, hidratante e água termal para uso após a praia.”


Neve
Quem vai aproveitar as férias em países com inverno rigoroso, precisa cuidar com o ressecamento da pele, comum em temperaturas mais baixas. “É fundamental usar protetor labial continuamente e passar antes de dormir, já que a pele se regenera durante o sono”, orienta a dermatologista.

É importante focar na hidratação, preferindo filtros solares mais cremosos e consistentes, sabonetes hidratantes, além dos próprios cremes que devem ser utilizados após o banho. “Em geral, no Brasil, os filtros e hidratantes são mais leves, próprios para absorver oleosidade e umidade. Então, procure um produto mais consistente.”

Dra. Annia alerta também para o cuidado com os produtos de higiene: “use sabonetes suaves, preferencialmente hidratantes para o corpo e algum mais leve para o rosto, não use tônicos de limpeza nem esfoliantes. Evite os banhos muito quentes, esponjas e muito sabão que retiram a camada natural de proteção da pele, deixando-a mais suscetível a infecções e alergias”.


Atenção: tratamentos que devem ser suspensos
Existem tratamentos de pele que devem ser suspensos tanto para quem vai curtir a praia quanto quem vai viajar para algum lugar com inverno rigoroso. “Faça uma pausa com produtos com ácido retinóico porque ele reage com o sol e a pele tende a queimar com mais facilidade. Quem irá para lugares frios deve suspender o uso de sabonetes e produtos com ácido salicílico porque pode resultar no ressecamento da pele”, explica Dra. Annia.

Pacientes que usam isotretinoina via oral não precisam suspender o medicamento, mas precisam redobrar os cuidados com o filtro solar, pois a pele também fica mais suscetível a queimaduras.





Clínica da Pele Annia Cordeiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados