Pesquisar no Blog

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Confira 8 dicas para prevenir o câncer de pele



 
No último mês do ano, é comemorado o Dezembro Laranja, de prevenção à doença; câncer de pele, o mais comum entre os brasileiros, requer cuidados, não somente no verão, mas também ao longo de todo o ano


Após as campanhas de conscientização do Outubro Rosa e do Novembro Azul, o Dezembro Laranja visa alertar a população para a importância da prevenção ao câncer de pele, o mais comum entre os brasileiros. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são registrados cerca de 135 mil novos casos de câncer de pele por ano no País.

De acordo com a dermatologista do Hapvida Saúde, Marcela Vidal, os cânceres de pele mais comuns são o carcinoma basocelular e o espinocelular. “Eles podem aparecer na forma de mancha ou saliência na pele com colorações variáveis ou, ainda, uma pequena ferida que não cicatriza e que aumenta gradativamente. São bem mais comuns em pessoas com exposição solar frequente e em excesso, mas também pode acometer aqueles com exposição esporádica, porém com grande intensidade e sem proteção”, explica. Já o terceiro tipo mais frequente é o melanoma, o mais perigoso pelo maior potencial metastático, caso não diagnosticado precocemente.

Uma das mais conhecidas formas de prevenir o câncer de pele é mediante o uso de protetor solar. A especialista esclarece que o fator de proteção solar (FPS), presente neste tipo de produto, varia de acordo com a tonalidade da pele. “Pessoas com tom de pele mais escuro possuem uma proteção natural devido a maior quantidade de melanina na pele. Contudo, a avaliação do fototipo de cada paciente necessita ser feita por um profissional qualificado. De forma geral, orientamos que o protetor seja, no mínimo, fator 30. Pessoas de tom mais claro devem optar por fatores maiores como FPS 50”, recomenda.

Os danos provocados pelo sol incluem envelhecimento precoce, queimaduras, manchas e câncer de pele. O câncer de pele pode ter origem no histórico familiar, por meio da exposição solar e em decorrência da imunidade enfraquecida. A exposição continuada a produtos químicos, traumas cutâneos como queimaduras, ferimentos crônicos também são fatores contribuintes para o desenvolvimento do câncer de pele.

Diante de um cenário tão alarmante, a dermatologista seleciona oito recomendações para prevenir o câncer de pele:


1)          Tome sol antes das 10h e após 15h.

2)          O protetor deve ser utilizado a partir dos seis meses de vida.

3)          Na praia, na piscina, na cachoeira ou no campo, use filtro solar, chapéu e guarda-sol.

4)          Reaplique o filtro solar a cada duas horas ou após entrar na água.

5)          Dê atenção à quantidade de protetor solar aplicado, pois muitas pessoas aplicam numa quantidade inferior a necessária para garantir a proteção – há uma regra geral de nove colheres de chá: uma para cabeça e pescoço, uma para cada braço, duas para o tronco e duas para cada perna. 

6)          O uso do protetor solar deve ser diário, mesmo em dias chuvosos ou na sombra, pois o mormaço também pode queimar a pele.

7)          Para proteger as crianças, é fundamental aplicar o filtro solar e inserir itens como chapéus e roupas especiais com proteção contra os raios ultravioletas.

8)          Visite um dermatologista ao menos uma vez por ano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados