Pesquisar no Blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Previna-se das micoses de verão



Sol, calor e umidade formam o cenário ideal para o aparecimento destas infecções


Estamos a poucos dias do início do verão, estação mais quente do ano, que também é a mais propícia para o aumento dos casos de proliferação de fungos e microorganismos. Calor, areia, praia, piscina e o aumento da transpiração, comum neste período, formam o cenário ideal para o surgimento das chamadas micoses, que podem provocar infecções incômodas e persistentes. “Unhas, virilhas e pés são as regiões mais atingidas, pois tendem a acumular com facilidade umidade e sujeira”, alerta a infectologista Ligia Pierrotti, do Lavoisier Medicina Diagnóstica.

De acordo com a médica, a presença de fungos no meio ambiente é natural e nem sempre representa risco à saúde. Isso significa que os microorganismos só prejudicam quando há condições favoráveis para sua manifestação. “As altas temperaturas do verão fazem com que a propagação aconteça de modo acelerado”, diz Pierrotti.

Geralmente, as micoses se iniciam como uma lesão avermelhada. Logo provocam coceira e escamação da pele. No caso das unhas, as micoses podem ocasionar deformação e descolamento. A infectologista alerta que evitar sapatos apertados, secar bem as dobras do corpo e não compartilhar roupas e toalhas são algumas medidas de prevenção muito eficazes.

Contudo, se o problema for detectado é fundamental consultar um especialista. “O tratamento pode envolver administração de medicamentos orais e tópicos, de acordo com o local atingido e com a extensão da infecção, que pode ser superficial ou profunda. Quanto mais cedo o problema for detectado, mais rápido será o tratamento. Porém, o paciente nunca deve se automedicar”, adverte a infectologista.

A micose é facilmente confundida com outras doenças e o uso de medicamentos indevidos pode agravar a situação. Conforme avaliação médica, podem ser necessários exames de raspagem e cultura da lesão para confirmar o diagnóstico.

Medidas para evitar micoses de verão:

- Não compartilhe toalhas e roupas, mesmo com pessoas conhecidas;

- Evite andar descalço em pisos úmidos e públicos;

- Procure secar bem as dobras do corpo;

- Evite usar calçados fechados por muito tempo;

- Não use calçados apertados;

- Evite o uso de meias que não sejam de algodão (o algodão deixa a pele respirar e não retém o suor);

- Não utilize lava-pés de piscinas e saunas;

- Só utilize tesouras, lixas de unha e alicates de cutícula próprios ou esterilizados.





Lavoisier


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados