Pesquisar no Blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Cuide do seu cérebro em 2017




Além de exercitar memória, concentração e raciocínio, a ginástica cerebral promove qualidade de vida em todas as idades. Cuidar da saúde deste órgão tão importante vai melhorar seu desempenho na vida pessoal, profissional e escolar


Ano Novo é época de novas resoluções, novas metas. Muita gente se propõe a emagrecer, a cuidar do corpo. E o cérebro, como fica? O cérebro também precisa ser exercitado e existem “academias” específicas para isso. Com uma metodologia lúdica e jogos divertidos, é possível melhorar a memória, concentração, raciocínio, e criatividade.

Mas como funciona uma academia para o cérebro? No Supera, os halteres dão lugar ao ábaco, principal ferramenta do curso que serve para fazer cálculos de forma prazerosa e bem diferente. Com a prática da ferramenta, é possível sentir melhoras significativas na capacidade de observar, comparar e classificar. Com o aprendizado, o aluno desenvolve o raciocínio e a coordenação motora. Estas são habilidades muito importantes para pessoas de todas as idades, principalmente as crianças, que melhoram as notas não só em matemática, mas em todas as disciplinas na escola. 

E as atividades aeróbicas? Em uma academia de ginástica para o cérebro, elas ganham outro nome: as neuróbicas. São atividades que fazem com que seu cérebro saia da zona de conforto, criando novas conexões. E se você está pensando em algo chato e cansativo, está muito enganado. Quer exemplos de neuróbicas? Escovar os dentes com a mão não dominante, andar de costas, mudar o relógio de pulso, fazer um novo trajeto para o trabalho... Nas academias do Supera, elas são inclusas nas aulas de maneira que os alunos se divirtam estimulando o cérebro.

Além disso, na academia para o cérebro, os alunos usam jogos de tabuleiro, individuais ou em grupo, desenvolvendo habilidades cognitivas e socioemocionais, como estratégia, relacionamento e autoconfiança. 

As apostilas com exercícios exclusivos, dinâmicas em grupo e vídeos motivacionais também fazem parte da academia, contribuindo para a aplicação de uma metodologia eficaz na estimulação cerebral. 

Os professores destas academias são capacitados para orientar os alunos no uso dos “equipamentos”, estimulando-os a pensar nos desafios propostos e a solucioná-los sozinhos.

Assim como uma academia para o corpo, a academia para o cérebro é relaxante e divertida. No começo, as pessoas podem até achar ruim... Ficar com preguiça... Mas quando conhecem, não querem mais parar. 

De acordo com a neurociência, os exercícios para o cérebro aumentam a reserva cognitiva, deixando o cérebro mais ágil para encontrar os caminhos necessários para nossas atividades diárias.

 “Graças à neuroplasticidade - capacidade do cérebro em se modificar e criar novas conexões neurais -, a ginástica cerebral mantém as funções do cérebro, sem os efeitos colaterais dos remédios”, explica Geomacel Carvalho, professor de uma das academias de ginástica cerebral da marca. 

O cérebro é um dos órgãos mais importantes e essenciais para a sobrevivência. Sem ele não teríamos a capacidade de raciocinar, pensar e ter sentimentos. Além disso, o funcionamento do corpo também depende do cérebro.

“Para ter uma vida saudável, não pode-se deixar o cérebro nem o corpo de lado. É preciso praticar atividades físicas regularmente, dormir bem, beber muita água, ter uma alimentação balanceada e não se esquecer do órgão mais importante do nosso corpo. Exercitá-lo com desafios na medida certa é o grande segredo para a longevidade”, completa Geomacel.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados