Pesquisar no Blog

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Equílibrio na hora de comer faz a diferença nas festas de fim de ano




Como ser saudável nas festas de fim de ano? A nutricionista Tamara Hamnle conta que essa pergunta é muito frequente e chega ao consultório na maior parte dos casos atendidos no mês de dezembro. Quem já conseguiu um resultado positivo tem receio das datas comemorativas. Mas quem disse que para ter uma boa alimentação precisamos nos excluir das festividades sociais e das datas especiais? Seja aniversário, casamento, natal e ano novo, sempre é possível optar por ser equilibrado, consciente e ter saúde! 

Vamos às dicas:


1) Hidrate-se! O centro de fome e sede do nosso organismo é localizado na mesma glândula do cérebro, chamada de hipotálamo. O organismo não sabe identificar com assertividade e sinaliza que precisa da ingestão de substratos. Muitos pacientes que não tomam água relatam fome a maior parte do tempo.  Portanto, se estiver bem hidratado, não confundirá a sensação de fome e sede e a tendência será  comer menos. 


2) Não chegue na festa (seja ela qual for) morrendo de fome. Isso automaticamente te deixará em uma cilada! Procurar o garçom e ir atrás da comida antes de ser servida não é o que chamo de boa relação com o alimento. Portanto, no dia de festividade, siga a conduta prescrita com rigor e em APENAS UMA REFEIÇÃO comerá algo diferente e mais calórico (ao invés de ser o dia todo, ou pior, a semana toda entre natal e ano novo)


3) Procure se servir de modo coerente (não é porque é natal que seu organismo precisará de mais calorias e energia) e restrinja-se a um prato de comida, sem repetições. Uma boa alternativa, se quiser provar de tudo um pouco, é fazer um prato “gourmet”, com pequenas porções de cada preparação (não vai deixar a avó triste ou a tia chateada por não provar seus pratos, mas não precisa provar seu amor por elas comendo tudo!)


4) Coma devagar! Garfada na boca, solte o talher, mastigue bem, engula com calma e depois monte novamente a nova garfada. Quanto mais demorar para comer, mais se sentirá saciado. O nosso organismo demora um total de 12 minutos para entender que está sendo alimentado. Se comemos em um tempo menor, a tendência a repetições aumenta.


5) Quando servirem os doces, por já estar satisfeito, opte por UMA ÚNICA  preparação (e em uma quantidade que não comprometerá o mês de reeducação alimentar, ou seja, até 3 colheres das de sopa, afinal, é uma ocasião especial. Nos demais dias do ano, essa quantidade é utilizada entre uma a duas vezes na semana!). Caso tenham mais de uma opção, fale que irá experimentar no almoço do dia seguinte, onde a mesma quantidade será liberada (3 colheres das de sopa). 


6) Reduza o álcool. Percebam que não escrevi “corte” ou “exclua”, peço apenas  para reduzir. Se o hábito é tomar três, quatro taças, administre sua noite com duas. No caso de cervejas, se tem o hábito de tomar 10 latinhas, reduza para 8. O álcool não tem nutrientes e é chamado de caloria vazia, pois não traz nenhum benefício, nenhuma vitamina ou mineral que o organismo precisa. Mas traz calorias (e muitas). Portanto, administre sua noite!


7) Quem está ao seu lado e torce por suas conquistas entenderá e respeitará suas decisões. Não coma por pressão ou para fazer alguém feliz. Quem mora dentro do seu corpo é você e quem lida com frustrações, anseios e  culpa  é você. Ninguém é dono de suas escolhas, a não ser você. Essa é uma data especial e confraternizar com pessoas amadas vai muito além de comer juntos. É realmente estar presente e interagir com todos a volta. 






Tamara Hamnle - nutricionista, realizou especialização em Nutrição Clínica e Nutrição Funcional, além de cursos de extensão na área de Nutrição Materno-infantil e Psicologia Clínica. Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente faz parte do grupo de estudos de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas (FMUSP), com orientação do Prof. Dr. Alfredo Halpern (in memoriam).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados