Pesquisar no Blog

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Hora de pensar nas “sete ondas” da virada do ano




 Luciano Salamacha, especialista em neurociência e professor da FGV Management, sugere estratégias focadas em curto, médio e longo prazo, com direto a gerenciamento de autocrítica e desafio aos próprios limites  


O brasileiro é um povo místico e otimista por natureza. E a chegada do fim do ano faz com que as pessoas realizem vários rituais, um deles é pular sete ondas. Tudo em prol de mais sorte, de um ano novo mais promissor, entre outros objetivos.

Finalmente, 2016 está acabando e é hora de focar nas metas para 2017. Luciano Salamacha, especialista em estratégicas e doutor em administração, orienta: “os sete pulinhos podem ser transformados em ações eficazes para começar um ano com melhores chances no trabalho, na carreira e na vida”. Ele enumera: 


1. Explore os seus talentos, não esqueça de valorizar tudo de bom que você tem, que você faz, e o que você é. Tão importante quanto conquistar coisas novas é manter o valor das coisas que já o diferenciam. O autoconhecimento é fundamental. 

2. Livre-se do julgamento sobre os erros que cometeu no passado e gerencie a autocrítica, usando os erros como aprendizado. 

3. Desafie os próprios limites com a obrigação de terminar 2017 sendo ainda melhor. Para isso, é importante ter metas e planejar o autodesenvolvimento.

4. Elimine o desperdício da sua vida. Todos os dias, temos à nossa disposição 86,4 mil segundos que serão consumidos. Evite desperdiçá-los com discussões inúteis, com atividades sem significado ou relevância para sua vida. Foque somente em atividades que agregam valor ou geram resultados. 

5. Crie o hábito de agradecer e comemorar cada conquista, por menor que seja. Em tempos difíceis, o foco na vitória é uma questão de disciplina e precisa ser repetido constantemente para ser incorporado em nossa vida. Faça da gratidão uma marca pessoal. Envolva as pessoas na torcida pelo seu sucesso. Cada vez que comemoramos, nos tornamos mais fortes para enfrentar as dificuldades que vierem depois. 

6. Planeje três coisas e tenha certeza que vai cumprir. No começo de cada ano, as pessoas prometem mudar suas vidas e acabam esquecendo logo em seguida. E quando chega novamente o fim do ano percebem que começaram muitas coisas e terminaram poucas. 

7. Distribua suas metas em curto prazo (até 90 dias), médio (de 90 a 360 dias) e longo prazo (para 2018 em diante). Importante: não queira mudar sua vida e realizar tudo nos primeiros dias do ano, distribua esses objetivos ao longo dos meses.

“Considerando o atual cenário econômico em que o Brasil vive, o planejamento dos próximos dois anos é um grande desafio para o setor corporativo e à população de um modo geral. Foco, otimização e inovação serão fundamentais para atravessar os próximos meses”, afirma Luciano Salamacha, uma autoridade em estratégias no segmento empresarial, doutor em administração e um dos professores mais premiados da FGV Management.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados