Pesquisar no Blog

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Comunidade judaica celebra a Festa das Luzes



Ano após ano, à época de Chanucá, luzes são acesas em todos os lares judaicos.. Nas sinagogas, a comunidade se reúne para acender a Chanukiá - um candelabro de nove braços, usado durante os oito dias do feriado judaico – e para comemorar

Enquanto os cristãos comemoram o Natal e a chegada de um novo ano, os judeus celebram o Chanucá – a Festa das Luzes. Este ano, a festividade ocorrerá entre os dias 25 e 31 de dezembro. Nas sinagogas, a comunidade se reúne para acender a Chanukiá - um candelabro de nove braços, usado durante os oito dias do feriado judaico – e para comemorar.

   Esta data celebra a resistência dos judeus, aproximadamente há 2200 anos, em aceitar a coerção religiosa imposta pelos antigos gregos e a vitória dos Macabeus - grupo de resistência judaica – que expulsaram o inimigo de Jerusalém e reconquistaram o Templo Sagrado.

   A palavra Chanucá, em hebraico, significa inauguração; refere-se à conseqüente reinauguração do Grande Templo de Jerusalém. Era necessário, naquele momento, reacender a Menorá (candelabro), símbolo da luz espiritual de Israel.

Mas, para acender a Menorá só havia um único frasco pequeno, de azeite puro, que duraria apenas um dia. Milagrosamente, sua chama permaneceu acesa durante oito dias, tempo suficiente para a produção do novo azeite. Mais um milagre que acontecia para demonstrar a bondade e o amor do Eterno por seu povo. Para lembrar o milagre do azeite, habitualmente come-se comida cozida com o óleo em abundancia, como os sonhos.

   Desde a histórica vitória, os judeus celebram Chanucá durante oito dias e, ano após ano, à época de Chanucá, luzes são acesas em todos os lares judaicos, para celebrar os acontecimentos daqueles dias, iluminados por esta mensagem eterna: "a luz espiritual de Israel nunca será apagada".




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados