Índice
é comparado ao mesmo período de 2015; redução dos acidentes com vítimas foi
ainda maior, diminuindo em 24% as ocorrências no Estado no acumulado do ano
de 2016 em relação aos acidentes do mesmo quadrimestre de 2015
As mortes decorrentes
de acidentes de trânsito no Estado de São Paulo tiveram queda de 5,4% no
acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2015, segundo levantamento
do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de
São Paulo (Infosiga SP). Foram 108 óbitos a menos nos primeiros quatro
meses de 2016, apesar do leve aumento de 2,7% de mortes no mês de abril de
2016.
Os acidentes com
vítimas também mostraram redução tanto no acumulado do ano quanto no mês de
abril, sempre comparando com o mesmo período do ano anterior. Nos dois
casos, a redução foi de 24% nas ocorrências com vítimas no Estado de São
Paulo. A intensificação das blitze da Lei Seca em todo o Estado, campanhas
de conscientização e o início do trabalho nos 15 municípios conveniados ao
Movimento Paulista de Segurança no Trânsito são os principais fatores que
auxiliaram na redução dos índices de acidentes.
O Infosiga SP reúne
dados sobre faixa etária, gênero da vítima, tipo do veículo envolvido e perfil
do acidente. Também é possível, por meio das informações registradas nos
boletins de ocorrência, identificar períodos do dia e da semana em que os
acidentes com vítimas se concentram, além de ter o retrato dos índices no
Estado e em todos os 645 municípios. Em relação ao período de maior
incidência de acidentes, é possível destacar o fim de semana (sexta-feira à
noite até domingo) como o mais perigoso nas estradas e vias. Esse é o
principal fator que explica o aumento de mortes em abril desse ano quando
comparado com o mesmo mês de 2015. Em 2016, o mês de abril teve cinco fins
de semana completos, enquanto no ano passado, o mês teve apenas quatro.
Apenas nos fins de semana, foi identificado o aumento de 3,15% na
comparação dos dois períodos.
O relatório divulgado
hoje também aponta que, do total de mortes em acidentes de trânsito
ocorridos em abril desse ano no Estado de São Paulo, 32% das vítimas estava
em motocicletas e outros 23% eram pedestres. As vítimas fatais dos
acidentes são, em sua maioria, homens (80%) e jovens (18 a 29 anos
representam 26%). Em relação ao tipo de acidente, colisões e atropelamentos
continuam concentrando a maior parte dos óbitos (61%), assim como nos meses
anteriores.
No acumulado do ano, o
Infosiga SP mostra que as características de vítimas e acidentes continuam
as mesmas: mais homens morreram (77%) na faixa etária entre 18 e 29 anos
(25%); o tipo de acidente que mais matou no Estado em 2016 também foi
colisão (36%), seguido de atropelamento (25%).
Em abril e maio, o
Movimento Paulista de Segurança no Trânsito lançou uma campanha para
conscientizar o pedestre do seu papel por um trânsito mais seguro. Chamando
atenção para o fato de o atropelamento ser uma das principais causas de
mortes em acidentes de trânsito nas cidades (30%) e rodovias (26%), peças
alertaram para a distração das pessoas com o uso do celular enquanto andam
e também para a imprudência de não atravessar a rua na faixa de pedestre ou
as rodovias pelas passarelas. Cartazes foram distribuídos nos postos do Poupatempo,
nas estações de Metrô e CPTM, e disseminados nas redes sociais dos órgãos
do Governo ligados ao trânsito, como Artesp e Detran-SP.
Convênios
com municípios
Em fevereiro, o
governador Geraldo Alckmin assinou convênios com os municípios de Amparo,
Atibaia, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Itanhaém, Jacareí, Piedade,
Praia Grande, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto,
São Roque e Sorocaba, com o objetivo de implantar um programa piloto para
investir em ações voltadas para fiscalização, sinalização e educação no
trânsito. O objetivo é que as iniciativas bem-sucedidas sirvam de modelo
para outras cidades e possam ser replicadas. O repasse da primeira parcela
dos R$ 10,5 milhões que serão investidos nos municípios já foi feito e as
prefeituras, juntamente com o Governo, estão trabalhando para reduzir
acidentes e, consequentemente, mortes.
Sobre
o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito
O Movimento Paulista
de Segurança no Trânsito (www.segurancanotransito.sp.gov.br)
foi lançado em agosto de 2015 e é responsável por construir um conjunto de
políticas públicas para reduzir o número de vítimas de acidentes de
trânsito no Estado. O Movimento é um desdobramento do decreto nº
61138/2015, que determinou a elaboração de medidas para diminuir o número
de vítimas do trânsito. A meta de redução de óbitos é de 50% em relação ao
índice de 2010, ano anterior ao início da Década de Ação Pela Segurança
Viária, da ONU.
O comitê gestor do
Movimento é coordenado pela Secretaria de Governo e composto pelas
secretarias da Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes,
Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes
Metropolitanos e Planejamento e Gestão.
Para que a meta de
redução de 50% nas vítimas fatais em decorrência de acidentes de trânsito
seja alcançada, o Governo intensificou esforços em ações voltadas para
educação no trânsito, segurança das vias e veículos, além de gestão nas
respostas para acidentes.
Além do esforço do
Governo na redução de acidentes nas vias do Estado de São Paulo, o
Movimento Paulista de Segurança no Trânsito também conta com o envolvimento
da sociedade civil. São empresas engajadas na promoção de um trânsito mais
seguro, entre elas, Abraciclo, Ambev, Arteris, Banco Itaú, Optas, Porto
Seguro e Ultra. Dentre os apoiadores, a Ambev, por exemplo, investe em
tecnologia e treinamento para garantir a segurança de seus funcionários que
trabalham em uma frota de mais de 12 mil veículos, entre motocicletas,
carros e caminhões. Já a Porto Seguro lançou a campanha Gentileza gera
Gentileza, para evitar discussões no trânsito e incentivar a gentileza
entre usuários.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário