Pesquisar no Blog

segunda-feira, 25 de abril de 2016

VIAGEM SEGURA: FORD MOSTRA COMO DIRIGIR AO LADO DE CAMINHÕES E ÔNIBUS NAS ESTRADAS




 
 Na série “Dicas ao Volante”, veja algumas orientações de segurança para a convivência de automóveis e veículos pesados

Com a proximidade do feriado de Semana Santa, muitas famílias planejam viajar e as estradas brasileiras têm um aumento considerável no movimento de veículos. Nos roteiros, há diferentes tipos e condições de rodovias e a prioridade número um deve ser  a segurança, respeitando os limites de velocidade indicados por trechos.

Há também situações que requerem atenção especial do motorista, por causa dos riscos, como ultrapassagens e mudanças de pista ao lado de veículos pesados, como caminhões e ônibus. João Filho, diretor de engenharia da Ford Caminhões, traz algumas recomendações para fazer uma viagem segura.

·         Não corte os veículos pesados de forma brusca. A distância e o tempo necessários para parar completamente um veículo de grande porte são muito diferentes dos de um automóvel. Ao completar a ultrapassagem de um caminhão ou ônibus, mantenha distância de alguns metros antes de retornar para a faixa da direita, evitando “fechar” o veículo.

·         Evite os pontos cegos. Um caminhão carregado tem dificuldades de visibilidade com a criação de pontos cegos em determinados momentos (veja um exemplo na imagem). Busque ficar sempre visível aos retrovisores de um ônibus ou caminhão.  Em muitas situações, torna-se difícil para o motorista de um veículo de grande porte enxergar os outros veículos.

·         Distância segura. Embora nunca seja seguro ficar muito próximo de outros carros na estrada, este comportamento é ainda mais perigoso quando se trata de caminhões e ônibus, porque o tamanho desses veículos bloqueia a visão da estrada à frente, não dando tempo suficiente ao motorista de reagir a obstáculos, ou em desaceleração e paradas bruscas do tráfego.

·         Mude de faixa com atenção.  Calcule a distância. Tome como base os faróis do caminhão que vem de trás no seu espelho retrovisor. Acione a seta. Evite entrar na faixa e logo em seguida pisar no freio.

·         Atenção à sinalização. As principais estradas têm placas e faixas de sinalização, especialmente em vias de mão dupla e pista única, indicando os trechos onde a ultrapassagem é permitida. Respeite as orientações e, na dúvida, não ultrapasse.


Ford Motor Company - http://www.ford.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados