Pesquisar no Blog

segunda-feira, 25 de abril de 2016

SEIS DICAS PARA AUMENTAR A VIDA ÚTIL DO PNEU





Muitas vezes esquecidos, os pneus exercem uma importante função para o bom desempenho do veículo. Simples hábitos e costumes na manutenção podem garantir uma vida útil prolongada e ainda gerar maior economia de combustível para o proprietário.

Pensando nisso, a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) selecionou cinco dicas para aumentar a vida útil do pneu:

1.    Calibre semanalmente: andar com os pneus com pressão abaixo da especificada no manual do veículo impacta diretamente na durabilidade do pneu e no aumento do consumo de combustível. 

2.    Faça rodízio: Trocar os pneus traseiros com os dianteiros é fundamental para evitar o desgaste desigual. Para os pneus radiais, a troca deve feita a cada oito mil quilômetros, enquanto que, para os pneus diagonais, a recomendação é de que sejam trocados a cada cinco mil quilômetros rodados.

3.    Evite contato com abrasivos ou solventes: O contato do pneu com derivados de petróleo ou solventes deve ser evitado a todo custo. A utilização desses componentes químicos desgasta a borracha e provoca a perda das suas principais propriedades mecânicas e físico-químicas.

4.    Faça manutenção preventiva: Seguir corretamente todas as manutenções indicadas no manual do seu veículo para a verificação de amortecedores, freios, molas, rolamentos, rodas e eixos agem diretamente nos pneus.

5.    Troque no momento correto: Observar periodicamente o indicador de desgaste de rodagem TWI (Tread Wear Indicators) é ideal para saber se o pneu ainda tem condições de uso ou se já é o momento de trocar. 

6.    Dirija com atenção e concentração: Evitar aceleradas e frenagens bruscas, pois elas contribuem para a preservação do desgaste prematuro dos pneus, na diminuição do consumo de combustível e, ainda, na segurança no trânsito. 



ANIP - Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos - www.anip.org.br
 Reciclanip -(www.reciclanip.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados