Pesquisar no Blog

terça-feira, 26 de abril de 2016

Sirtfood: a nova dieta da moda que promete emagrecer tomando vinho




Nutricionista explica como funciona a dieta e alerta para os riscos.

A nova dieta da moda que está fazendo sucesso nos Estados Unidos é a sitfood diet. Criada por dois nutricionistas, a dieta se baseia na ingestão de alimentos fontes de sirtuína (proteína) e é dividia em duas partes, uma mais agressiva e a outra para manter o ritmo da dieta. Mas, como em todas as dietas da moda, possui riscos para os adeptos.

Segundo os autores da dieta, a primeira etapa consiste no consumo de 1.000 calorias durante três dias. Nessa fase, somente os alimentos que contêm sirtuína são permitidos. Após o terceiro dia, o valor calórico aumenta para 1500 kcal e os alimentos permitidos são os mesmos, além do suco verde. Já a segunda etapa é feita em duas semanas, com três refeições completas, suco verde e somente alimentos fontes de sirtuína. Após três semanas, pode ser feito o aumento gradativo do consumo de calorias e incluir novos alimentos.

Afinal, o que é sirtuína?
Segundo a nutricionista Patrícia Cruz, as sirtuínas são proteínas envolvidas na regulação do envelhecimento, na sinalização endócrina e em outros processos no organismo. A nutricionista explica que os autores da dieta dizem que a sirtuína está presente em alimentos como maçã, salsa, alcaparra, chá verde, soja, morango, cebola roxa, rúcula, couve, vinho tinto, azeite e frutas cítricas. 

A sirtuína também pode ser encontrada nas leveduras”, explica Patrícia. Segundo a nutricionista, os principais benefícios da proteína é a regulação da expressão genética e a prevenção ao surgimento de doenças como diabetes e câncer.

Cuidados com dietas milagrosas
Porém, antes de aderir a nova dieta do momento, é preciso tomar alguns cuidados. Segundo a nutricionista Patrícia Cruz, não há evidência cientifica comprovada da dieta.“É mais uma dieta que faz restrições sem que haja evidências. Até mesmo os alimentos ditos como fonte têm pouca referência. Os estudos ainda são controversos quando relacionam restrição calórica com o aumento da transcrição de sirtuína levando a longevidade”, explica Patrícia.

A nutricionista ainda explica que as dietas não funcionam da mesma forma em todo mundo. “As dietas de emagrecimentos devem ser individualizadas e devem levar em consideração uma redução de peso saudável com incorporação de hábitos alimentares saudáveis compatíveis com preferências e estilo de vida de cada um. Também é necessário discutir com o paciente o peso saudável versus o peso desejado”, explica Patrícia.

Perder peso de forma saudável é possível
Patrícia explica que a primeira medida para quem quer emagrecer de forma saudável é procurar um profissional nutricionista que possa planejar a melhor forma de começar. Além disso, é preciso ter em mente que o processo será a médio e longo prazo e envolverá todos os âmbitos da vida. “Não há ‘sair’ da dieta ou ‘entrar’ em dieta. É preciso organizar horários, prestar atenção na quantidade de água e começar a fazer um diário alimentar de todos os alimentos consumidos ao longo do dia”, explica Patrícia.

Patrícia salienta também a importância de ter um plano alimentar saudável que foque a redução de peso e manutenção do peso perdido ao longo dos anos. “Para não haver problema de saúde, esse plano deve ser feito por um profissional que detenha a técnica e a ciência, que nesse caso, é o nutricionista”, orienta Patrícia.

A nutricionista também alerta para os riscos de seguir as dietas “da moda”. Segundo ela, nenhuma dessas dietas ajudam realmente a emagrecer e manter o peso perdido. “As dietas da moda colocam a saúde em riscos em qualquer idade. Mesmo sendo realizadas em curto período de tempo”, finaliza a especialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados