Pesquisar no Blog

terça-feira, 26 de abril de 2016

H1N1 pode agravar ceratocone em gestantes




Pesquisa mostra que o vírus da gripe suína predispõe gestantes a reações alérgicas que agravam o ceratocone.

O vírus H1N1 pode agravar nas gestantes  o ceratocone,  doença degenerativa que afina e deforma a córnea. Isso porque, um estudo que acaba de ser publicado na Índia mostra que a maior produção de hormônios sexuais na gestação também  aumenta  a formação de anticorpos para combater o vírus. Por isso,  desencadeia doenças alérgicas nas vias respiratórias, importante fator de risco na progressão do ceratocone.

Só para se ter uma idéia, segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, um levantamento nos prontuários do hospital com 168 portadores de ceratocone, mostra que 75% dos que foram encaminhados para transplante de córnea, último recurso de tratamento,  eram alérgicos.  

O especialista explica que o hábito de coçar os olhos acelera a degeneração da córnea,  lente frontal do olho responsável por enviar as imagens à retina, aumentando o astigmatismo e a miopia.   A estimativa é de que  100 mil brasileiros têm ceratocone. 

Prevenção
Queiroz Neto ressalta, que independente da contaminação por H1N1 é comum a piora do ceratocone na gravidez. É desencadeada pelo aumento dos hormônios e maior retenção de água que causam alterações na superfície da córnea. Para prevenir mulheres devem consultar um oftalmologista antes de engravidar sobre a aplicação de crosslink. Isso porque, esta é a única terapia que aumenta a resistência da córnea em até 3 vezes e  estaciona a doença. Consiste na aplicação de vitamina B2 (riboflavina) associada à radiação ultravioleta. Só pode ser aplicado em córneas com espessura mínima de 400 micras.

Como identificar a doença
O oftalmologista afirma que a troca frequente do grau dos óculos é o primeiro sinal de alerta da doença. Outros sintomas são:
·       Visão distorcida para perto e longe.
·       Poliopia – visão de várias imagens.
·       Diplopia – visão dupla.
·       Excessiva fotofobia (aversão à luz).

Dicas para melhorar o conforto visual
A fotofobia pode atrapalhar as atividades diárias, principalmente as relacionadas à vida digital e atividades externas. As principais dicas do médico para melhorar o conforto visual são:
·       Usar óculos de leitura com lentes anti-reflexo.
·       No computador os óculos de meia distância cansam menos.
·       Monitor LCD  melhora a visão por eliminar reflexos.
·       Lentes dos óculos fechadas nas laterais evitam o ressecamento dos olhos
·       Óculos escuros com lentes polarizadas reduzem o desconforto no sol.
·       Nas atividades esportivas óculos protetores evitam a perda das lentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados