Pesquisar no Blog

terça-feira, 19 de abril de 2016

A importância da família na educação infantil







Especialista explica a importância da ação conjunta entre família, escola e sociedade na educação das crianças

Tão importante quanto o papel do professor na educação das crianças é o papel dos pais, afinal, são eles que estabelecem os primeiros ciclos de aprendizagem em casa. Por isso, é muito importante que exista essa consciência por parte dos responsáveis. É extremamente necessário saber qual é o dever da escola e o que compete aos familiares.

Para Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão escolar, tais papéis têm sido confundidos. “Ultimamente, os papéis estão um pouco invertidos pelo que pode ser visualizado nas escolas”. Segundo a psicopedagoga, hoje as famílias confiam a educação formal de seus filhos desde cedo à escola. “É nítido que os responsáveis têm conhecimento de sua existência, mas nem sempre colocam em prática. Isso acontece principalmente em virtude da vida agitada que o ser humano leva atualmente”, explica.

No entanto, para a especialista, tal atitude pode apresentar problemas futuros na educação dos pequenos, e, se não forem tratados com a devida seriedade podem piorar com o tempo. “As crianças precisam estabelecer com seus pais, professores e outros adultos relações equilibradas. Elas precisam de um espaço no qual as aprendizagens primárias sejam vividas e ensinadas. Cabe aos pais estabelecer os primeiros limites, os sins e nãos que as crianças devem absorver como meio de representação”.

Ainda segundo Ana Regina, a escola precisa educar as crianças para que elas tenham maturidade para pensar em alternativas, nos problemas que as gerações anteriores deixam como herança e nos novos desafios que serão enfrentados. Porém, para que isso aconteça, é preciso que família e escola caminhem juntas, cumprindo cada uma o seu papel. “Os pais e professores têm que reconhecer seus papéis na educação das crianças para que nenhuma instância fuja de seus deveres, sobrecarregando outra instância, como acontece nos dias atuais”, comenta.

Para finalizar, a psicopedagoga faz um alerta de que a sociedade precisa ter consciência de que o papel da escola não é transmitir conhecimentos da educação básica, a chamada educação de “berço”, isso é responsabilidade dos pais e da família. A instituição de ensino deve ensinar a criança detalhes relacionados à cidadania e os valores éticos, além de ajudar a criança a formar opinião e filosofias de vida. “Na instituição se aprende o mundo e suas múltiplas linguagens. Nesta realiza-se uma caminhada acadêmica, a qual media novos caminhos para uma vida profissional”, finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados