Pesquisar no Blog

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Samsung dá dicas para ajudar a proteger seu notebook em viagem





Mantenha seu notebook protegido com estas oito dicas de segurança

Os notebooks têm na mobilidade uma de suas principais vantagens. Mas ao mesmo tempo em que é cômodo poder levar um deles a qualquer lugar – inclusive em viagem –, usá-los em um ambiente aberto, à mercê do tempo e conectado a uma rede Wi-Fi qualquer, pode trazer alguns riscos ao aparelho e à privacidade do usuário.

Mas existem alguns cuidados que podem ajudar a conservar o aparelho e a não deixar informações expostas aos olhares de curiosos. São cuidados e medidas simples de segurança, ainda mais fáceis de aplicar graças às dicas abaixo e também a recursos exclusivos dos notebooks da Samsung, líder mundial em tecnologia. Veja a seguir:

1. Tome cuidado com redes Wi-Fi abertas. Elas podem ser criadas por mal-intencionados, que seriam capazes de interceptar o tráfego entre o notebook e o servidor do site que está sendo acessado e, assim, obter senhas e outros dados. Mesmo que o local ofereça um Wi-Fi gratuito, é melhor tomar cuidado ao se conectar. Cheque o nome da rede para ter certeza de que ela é correta e desconfie caso seja necessário fornecer muitos dados antes de conectar.

2. Carregue o notebook em uma bagagem discreta. Evite, portanto, aquelas mochilas especiais, que chamam mais atenção. Ainda assim, acomode bem o aparelho na mala que para não danificar os componentes internos, que são sensíveis.

3. Use uma senha para bloquear o notebook. Assim, caso o usuário precise se afastar por um momento, outros terão dificuldades para usar o aparelho e acessar informações sem autorização. O ideal é adotar uma combinação forte, com números, letras e símbolos – mas pode ser difícil memorizá-la. Por isso, a Samsung oferece como alternativa o Touchpad Logon, que permite desbloquear o aparelho com um “desenho” feito no touchpad.

4. Instale uma VPN, principalmente se o notebook for usado para fins profissionais. Essas redes virtuais privadas podem ajudar a impedir que eventuais invasores interceptem o tráfego de dados entre o aparelho do usuário e os servidores remotos, protegendo informações e documentos que são potencialmente sigilosos.

5. Não compartilhe pastas. Os diretórios compartilhados em rede podem ficar expostos a todos que estiverem com notebooks conectados ao mesmo Wi-Fi. Note que você pode até ter habilitado esse compartilhamento sem perceber – esta é uma das primeiras perguntas que o Windows faz quando o notebook é conectado à internet pela primeira vez.

6. Desligue a webcam e o microfone. Assim, eventuais invasores que estão distantes fisicamente (mas compartilhando a mesma rede) não conseguirão ouvir ou ver o que o usuário está fazendo, garantindo um pouco de privacidade mesmo em um local público. Em notebooks da linha atual da Samsung, é possível desabilitar a webcam e o microfone (ambos pelo firmware) com uma simples combinação de botões: Fn+F11.

7. Mantenha o notebook longe da praia. O objetivo do feriado é descansar e se divertir. Evite levar o notebook para a praia e não tenha transtornos em acidentes com água do mar e areia. Além disso, evita-se a oxidação do computador pela maresia.

Samsung Electronics Co. Ltd. - news.samsung.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados