Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Higienização das mãos: ato simples que evita doenças




Infectologista alerta que o hábito de higienizar as mãos auxilia a controlar infecções e pode atenuar – e muito – os riscos de transmitir vírus, bactérias e fungos

Celebrado em 5 de maio, o Dia Mundial de Higienização das Mãosvisa promovera conscientização dos profissionais de saúde sobre a importância da higienizar constantemente as mãos. No entanto, fora do ambiente hospitalar, incorporar este hábito pode auxiliar muito no combate de diferentes doenças, como resfriados, diarreia, conjuntivites, viroses e até o vírus H1N1.

A explicação é da médica Glaucia Varkulja, infectologista do Hospital Santa Catarina (SP). 

“Higienizar as mãos com água e sabonete, ou, ainda, álcool em gel, embora pareça algo simples, é a forma mais eficaz de evitar a transmissão de doenças, afinal, muitas bactérias, fungos e vírus são transmitidos pelas mãos e entram no organismo por mucosas, e vias aéreas”, diz.

As mãos, segundo a profissional, são consideradas como principal veículo de transmissão para diferentes doenças. “Como passeiam por diversos locais de contaminação, como roupas, teclados de computador, copos, xícaras, celulares, corrimão de escadas, catracas, revistas e jornais, podem ser a ponte até importantes locais do corpo, como nariz e boca e ouvido.

Doutora Glaucia elenca sete dicas importantes para higienizar as mãos que, por vezes, acabam sendo negligenciadas pelas pessoas:
  • Ao chegar ao local de trabalho - considerando que utilizou transporte, certamente tocou diversas superfícies;
  • Antes de consumir ou preparar alimentos;
  • Após o contato com animais;
  • Após espirrar ou tossir;
  • Redobrar a atenção com a higiene das mãos quando tiver contato com pessoas doentes;
  • Antes e após utilizar o banheiro;
  • Sempre que as mãos estiverem visivelmente sujas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados