Um dos grandes
obstáculos para os empreendedores é levantar dinheiro para capitalizar uma boa
ideia. Conseguir financiamento nos tempos atuais é uma situação cada vez mais
distante para a grande maioria dos brasileiros, ainda mais no patamar de juros
que estão sendo cobrados pelo mercado financeiro. Segundo uma notícia publicada
no UOL Economia, o programa de milhagens Smiles lançou
uma vaquinha virtual, para viabilizar a viagem dos
sonhos sem dinheiro. A ação chamou a atenção novamente para o tema do
crowfunding, mas o que é isso afinal?
O crowfunding,
conhecido aqui no Brasil como "financiamento coletivo" ou
"vaquinha virtual", é uma reunião de forças múltiplas para se
levantar dinheiro para um fim específico. Nesse modelo, você cria um projeto de
interesse coletivo e o coloca na internet, convidando as pessoas para o
apoiarem com quantias que podem começar com valores mínimos até a um pagamento
vultoso de suas necessidades. Quem se interessa pelo projeto, ajuda com o que
pode, mesmo que em alguns casos, seja apenas um real.
Centenas de
pessoas estão procurando hoje, através de vaquinhas virtuais, financiamento
coletivo na internet com projetos mais variados possíveis. Alguns buscam
recursos para desenvolver e imprimir livros de poesias, outros são músicos e
buscam recursos para lançar um CD, outra pessoa fez um tour pelo país dando
palestras de empreendedorismo para jovens, uma ONG busca criar um santuário
animal com mais recursos, alguns jovens buscam criar um jogo de tabuleiro no
estilo RPG, artistas buscam recursos para montar um espetáculo de teatro e
amigos buscam ajuda financeira para custear o tratamento de saúde de uma
pessoa, entre outros.
Não há
limitações para se montar e buscar recursos financeiros para um projeto de
financiamento coletivo. Depende de ele atrair um número de interessados em
contribuir com a causa, que não mais necessitam estar geograficamente perto do
empreendedor. A ajuda pode vir do outro lado do país ou até do exterior.
Por fim, o
financiamento coletivo também não é um remédio para todos empreendedores, que
necessitam de recursos para montar um negócio. Todavia, se o projeto for bem
elaborado, ético e conseguir tocar emocionalmente os colaboradores, ele pode
ser uma ferramenta útil. A qualidade do que se propõe a fazer e o
engajamento de possíveis colaboradores pode ser mais uma opção realista para a
implantação do seu sonho.
Lélio Braga Calhau -
Promotor de Justiça de defesa do consumidor do Ministério Público de Minas
Gerais. Graduado em Psicologia pela UNIVALE, é Mestre em Direito do Estado e
Cidadania pela UFG-RJ, palestrante e Coordenador do site e do Podcast
"Educação Financeira para Todos".
www.educacaofinanceiraparatodos.com
www.educacaofinanceiraparatodos.com
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