Pesquisar no Blog

terça-feira, 17 de novembro de 2015

O QUE FAZER COM O 13º SALÁRIO?





Fim de ano é sinônimo de festas, férias, viagens, descanso e... de 13º salário! Muito esperada por todos os colaboradores assalariados, essa renda extra chega para acabar com as dívidas, quitar impostos, comprar presentes e até para ser aplicada em algum fundo de rendimento. Especialmente neste ano, quando muito se fala em crise, o 13º certamente será muito bem-vindo em qualquer que seja a situação.

Quem mais tem motivos para comemorar o salário, certamente, são os endividados. Esses vão usar esse dinheiro para cobrir o LIS, pagar a fatura do cartão de crédito, empréstimos e qualquer outra pendência que os meses anteriores tenham deixado. Mas, mais que qualquer outra, a pessoa com dívidas deve tomar cuidado: é preciso ter controle para não considerar o 13º a solução de todos os problemas financeiros e utilizá-lo para novos gastos ou tê-lo como um “impulsionador” de novas dívidas.

Ao contrário de grande parte dos brasileiros, os mais organizados conseguem ampliar sua poupança, iniciar um curso profissionalizante, adquirir um novo bem desejado e até apostar em algum empreendimento. Esses, sim – e apenas esses -, podem investir em alguma nova oportunidade, seja financeira, profissional ou mesmo pessoal, com tranquilidade e sem remorsos.

Para os demais, é hora de colocar na ponta do lápis o que irá receber nas próximas semanas e calcular todas as pendências. Mesmo que não sobre nada – e até falte -, é preciso considerar a melhoria das condições e iniciar uma “temporada de economia”. O 13º salário deve ser encarado não como a solução de todos os problemas, mas como um excelente incentivo que, somado à privação de algumas superfluidades, pode representar um 2016 bem mais tranquilo.


 Dora Ramos - educadora financeira, especialista em contabilidade e diretora responsável pela Fharos Contabilidade & Gestão Empresarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados