Pesquisar no Blog

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Dia Nacional do Doador de Sangue



Cada doação pode salvar até 4 vidas

No próximo dia 25, é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data foi escolhida, pelo fato de ser habitual o baixo estoque nos meses de dezembro e janeiro, período em que há diminuição do número de doadores em bancos de sangue da cidade, devido as férias e festas. Mas apenas 2% da população, possui o hábito de doar sangue.
Somente no Graças, em média, 400 bolsas de sangue e 800 de plaquetas são utilizadas todos os meses.“Por causa deste nobre gesto, inúmeras vidas já foram salvas por quem gasta um pouco do seu tempo, para ajudar ao próximo”, diz a Diretora Geral do HNSG, Irmã Maria de Fátima Sobral. 
Para ser doador é necessário ter peso igual ou superior a 50 kg e ter idade entre 16 e 67 anos. “Menores, com 16 e 17, devem estar acompanhado dos responsáveis legais”, destaca o enfermeiro do Banco de Sangue do HNSG, Leonardo Acioli. O doador também deve estar em perfeito estado de saúde, e após o almoço, deve esperar até duas horas para realizar a doação.
Cada doação dura em média quinze minutos, não implicando nenhum risco para a saúde do doador. “Não há riscos de contaminação, e o volume doado se recompõe em 24h”, explica  Leonardo. Além disso, uma doação pode ajudar vários pacientes. “Quando doamos sangue podemos ajudar até quatro vidas, pois o nosso sangue é fracionado em quatro hemocomponentes, concentrado de hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado”, explica Leonardo.

Hemácias - Utilizadas para repor grandes perdas de sangue, em cirurgias de grande porte, pacientes com anemia severa ou partos de risco, por exemplo.

Plaquetas – Possuem um papel fundamental para auxiliar o sangue a coagular. Tratam grandes hemorragias e doenças graves do sangue, como leucemia.

Plasma – É um fluído amarelo que carrega as células sanguíneas. Indicado para pacientes com sangramento, que sofreram queimaduras graves ou que possuem doenças como o câncer, que causam a deficiência desses fatores.


Crioprecipitado - É a cola biológica do organismo, importante também na coagulação. Indicada para pacientes com hemofilia e muito utilizado em cirurgias cardíacas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados