Pesquisar no Blog

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Saiba mais sobre a importância do Teste do Pezinho no diagnóstico do hipotireoidismo congênito




Doença é uma das principais causas de retardo mental; demora no diagnóstico e início do tratamento podem resultar em prejuízos irreversíveis

A triagem neonatal, mais conhecida como teste do pezinho, é um dos exames mais importantes feitos em recém-nascidos. Com algumas gotas de sangue colhidas do calcanhar do bebê, o teste permite diagnosticar precocemente várias doenças, entre metabólicas, congênitas e infecciosas. A triagem deve ser feita entre 48 horas até quatro dias de vida da criança, já que antes disso os resultados podem não ser muito precisos. O teste do pezinho chegou ao Brasil na década de 70 para identificar, inicialmente, a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito e, desde então, outras doenças foram incluídas neste programa de triagem neonatal.
Segundo Fabiano Sandrini, endocrinologista integrante do corpo clínico do Delboni Medicina Diagnóstica, o hipotireoidismo congênito é uma doença que faz com que a glândula tireoide não seja capaz de produzir a quantidade adequada de hormônios tireoidianos, o que deixa os processos metabólicos mais lentos. “O hipotireoidismo congênito é uma das principais causas de retardo mental. É importante que se faça o diagnóstico e o tratamento precocemente, antes mesmo que a criança apresente sintomas. A demora em iniciar o tratamento pode resultar em prejuízos irreversíveis na desenvolvimento mental da criança”, alerta o médico, que é PhD em Endocrinologia Pediátrica.
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, o hipotireoidismo congênito tem incidência de aproximadamente 1 caso para cada 2,5 mil nascidos vivos. Nas regiões não deficientes em iodo, como é o caso do Brasil, as principais causas são: ectopia tireoidiana (em torno de 60%), agenesia tireoidiana (em torno de 15%) e deficiência na síntese hormonal (em torno de 15%).
Sandrini relata que o diagnóstico é feito com base na aferição do hormônio T4, em conjunto com o TSH, pois somente com ambos é que se pode identificar os casos de hipotireoidismo congênito central, que são mais raros, ocorrendo em cerca de 1:25 mil a 1:100 mil nascidos vivos. Para que seja determinada a etiologia do hipotireoidismo, que em torno de 90% das vezes é primária, isto é, defeito da tireoide, está indicada a realização de outros exames como ultrassonografia ou cintilografia da tireoide e que serão realizados mais tardiamente. “A realização destes exames, no entanto, não deve retardar o início da terapia de reposição hormonal”, ressalta o médico.
A determinação da causa do hipotireoidismo deve ser postergada para quando a suspensão da levotiroxina possa ser feita sem haver prejuízo para a criança, e a investigação complementada.
O especialista relata que os principais sintomas do hipotireoidismo congênito são hipotonia muscular, dificuldade respiratória, cianose, icterícia prolongada, constipação, hipotermia, bradicardia, anemia, sonolência excessiva, livedo reticularis, choro rouco, hérnia umbilical, alargamento de fontanelas, mixedema, sopro cardíaco, macroglossia, dificuldade na alimentação, deficiente crescimento ponderoestatural, atraso na dentição, retardo na maturação óssea, pele seca e sem elasticidade, atraso de desenvolvimento neuropsicomotor e retardo mental. “As manifestações clínicas são, em sua maioria, tardias, devendo o diagnóstico precoce ser realizado através o teste do pezinho.”, afirma.
Sandrini alerta que o tratamento deve ser mantido por toda a vida. “O tratamento do hipotireoidismo congênito leva à recuperação do ganho ponderoestatural e melhora do desenvolvimento neuropsicomotor. O objetivo é que a criança seja tratada antes de aparecer os sintomas. Os benefícios são maiores quando o tratamento é iniciado precocemente e com doses adequadas de levotiroxina”, finaliza.
 Delboni Medicina Diagnóstica - www.delboniauriemo.com.br

9 comentários:

  1. Eu sou Becky Kelvin Alberto de Winnipeg, Manitoba Canadá. Estou muito feliz pela grande ajuda prestados Dr.Water Isso para mim, estou aqui para dar o meu testemunho sobre Dr.water que me ajudou na minha vida. Eu estava infectado com HIV há quatro anos, eu fui a muitos hospitais para o tratamento, mas não houve solução, até que um dia fiel, eu vi blog on-line onde alguém disse Dr.water curado uma mulher que teve também a infecção pelo HIV e então eu vi ainda novamente outra mulher dizendo Dr.Water curou de Herpes. Eu decidi entrar em contato com ele através de seu e-mail, eu lhe disse que era HIV positivo há quatro anos, ele disse que pode me curar se eu posso confiar nele. Ele pediu a minha foto e ele também me pediu para enviar dinheiro para o tratamento para preparar o medicamento. Fiz o que ele disse e enviou um remédio herbal para mim no Canadá. Após 7 dias de usar seus medicamentos i foi para o hospital e eu foi testado HIV negativo, eu não podia acreditar, eu fui a quatro hospitais diferentes e os testes foram todos negativos. É muito surpreendente mas é a verdade. Agora eu acredito que todos estes testemunhos sobre ele na Internet, ele é realmente um grande homem, este é o Seu e-mail: drwaterhivcurecentre@gmail.com ou número de telefone + 23490-5020-5019.
    se você está tendo HIV, Herpes, Câncer, Sífilis, asma, diabetes, vírus do papiloma humano (HPV), hepatite B ou qualquer outra doença, você precisa entrar em contato pode este grande e Herbalist lançador de magias na (drwaterhivcurecentre@gmail.com ou + 23490- 5020-5019)

    siga-me no facebook permite bate-papo, meu nome facebook é Becky Alberto
    este é o meu e-mail: beckykelvinalberto@gmail.com,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisa Clinton Kean, Minha maior cura milagres. Eu tenho asma e artrite, por 4 anos, tentar voltar à vida saudável .. Foi grandes golpes em mim, eu tentei medicação Inglês para três anos não foi curado, eu continuei Gerenciando a minha vida devido à minha natureza insalubre ... Navegando através da Internet, me deparo com Dr.ISE ervas remédio @ ISE Herb's RESEARCH CENTER via ISESPIRITUALSPELLTEMPLE@GMAIL.COM.This Dr ISE.Healed me permanentemente da minha doença .. I milhões Graças ao Dr.ISE Ele me enviou medicação erval em forma de substância líquida e sólida, eu usá-lo por período de três semanas, não tem efeitos colaterais. ISE HEALTH CENTER @ ISESPIRITUALSPELLTEMPLE@GMAIL.COM
      A vida tem sido tão boa para mim, pois o que eu sempre valorizo é a boa saúde e ser feliz. Que DEUS abençoe Dr.ISE por mim. Ele me salvou por muito tempo sofrendo e sofrendo. Hoje eu sou a pessoa mais feliz nesta terra, Mais milhões de agradecimentos Dr.ISE

      Excluir
    2. Graças ao excelente presente Dr. que derreto neste site. Sou Raissa Rodrigues do Brasil. Eu era uma vítima de HPV. Eu fiz durante mais de cinco anos, visite o hospital sempre antes. Eu estava no ponto da morte com vergonha depois de ter perdido tudo na vida, mesmo meu amor, até que meu próximo parente me direcione para este site para procurar o excelente Dr. Gift. É tão incrível ver o meu auto de volta aos meus pés com tudo o que perdi. Estou muito feliz porque o Dr. Gift não só curou minha doença, mas ele reestruturou minha vida trazendo de volta meu ex e todo o que perdi ao longo dessa doença (HPV). Eu realmente não sei por onde começar em apreciá-lo, Dr Gift e o autor deste site. Por favor, as minhas pessoas lá fora, não brincam com o seu problema, saem e buscam a ajuda do grande DR GIFT, que cura seu cura me cura sem problemas futuros ou acusações ocultas. agora estou livre do HPV e do meu marido, minha alegria e felicidade estão de volta. Por favor, com uma segunda escolha, entre em contato com o grande Dr. Gift para o melhoramento de sua vida. CONTACTE-O POR EMAIL ou o que é drgifthivhealingcentre@gmail.com este é o seu número de telefone +2349055637072 também se você precisar do meu conselho contacte-me neste e-mail raissarodriguesff@gmail.com

      Excluir
    3. Meu nome é Lamar Watson, estou extremamente feliz em escrever esse testemunho sobre como eu me curei de herpes genital há 8 meses. Eu tenho lido muitos comentários de algumas pessoas que foram curadas do HIV e outras infecções virais pelo Dr. APAMA, mas achei difícil acreditar nelas devido à minha experiência passada de como eu fui defraudado. Fiquei confuso e deprimido por isso fiquei curioso e queria experimentar o Dr.APAMA, então entrei em contato com ele no seu email Drapamaherbalhealingcentre@gmail.com, quando o escrevi, garantiu-me que ele me curará totalmente, eu estava com medo e implorava com ele para me ajudar. Meu tratamento foi um grande sucesso. Ele me enviou sua medicação como prometeu e me pediu para verificar as 4 semanas depois de tomar os remédios. Eu concordei com ele, peguei a medicação e fui verificar depois de um mês, para minha surpresa eu era negativo após o tratamento, estou realmente feliz de estar curado e saudável de novo. Aguardei meses para ter muita certeza de que eu estava completamente curado antes de escrever meu testemunho. Eu fiz outro teste de sangue há 4 semanas e ainda era negativo para o Herpes, então, desta vez, posso falar com alguém com infecções virais, Herpes HSV-1 ou HSV-2, HIV, HPV, hepatite B, diabetes, câncer, Chlamydia, Asma, infecções vaginais e assim por diante para escrever Dr.APAMA por email: Drapamaherbalhealingcentre@gmail.com. Seu número de WhatsApp é +2349072570496, eu sei o quanto você pode sentir com isso, porque ocorreu com muitos conselhos bons e maus e dicuragements ao redor, mas estou lhe dizendo agora que existe uma cura para essas doenças e. Você pode me escrever no email: Lamarwatson68@gmail.com, lidar com Twitter @ Lamarwat68

      Excluir
    4. Graças ao excelente presente Dr. que derreto neste site. Sou Raissa Rodrigues do Brasil. Eu era uma vítima de HPV. Eu fiz durante mais de cinco anos eu visitei o hospital sempre antes. Eu estava no ponto da morte com vergonha depois de ter perdido tudo na vida, mesmo meu amor, até que meu próximo parente me direcione para este site para procurar o excelente Dr. Gift. É tão incrível ver o meu auto de volta aos meus pés com tudo o que perdi. Estou muito feliz porque o Dr. Gift não só curou minha doença, mas ele reestruturou minha vida trazendo de volta meu ex e todo o que perdi ao longo dessa doença (HPV). Eu realmente não sei por onde começar em apreciá-lo, Dr Gift e o autor deste site. Por favor, as minhas pessoas lá fora, não brincam com o seu problema, saem e buscam a ajuda do grande DR GIFT, que cura seu cura me cura sem problemas futuros ou acusações ocultas. agora estou livre do HPV e do meu marido, minha alegria e felicidade estão de volta. Por favor, com uma segunda escolha, entre em contato com o grande Dr. Gift para o melhoramento de sua vida. CONTACTE-O POR EMAIL ou o que é drgifthivhealingcentre@gmail.com este é o seu número de telefone +2349055637072 também se você precisar do meu conselho contacte-me neste e-mail raissarodriguesff@gmail.com

      Excluir
  2. Je n'ai jamais pensé que je serais négatif du VIH après avoir été diagnostiqué en 2015, j'ai essayé tout le possible dans la vie d'un médecin à l'autre, d'un hôpital à l'autre, d'une série de tests, de différents types de médicaments, j'avais déjà perdu espoir jusqu'à ce que je me rencontres Les grands témoignages en ligne du Dr OSAGIE, spécialiste en phytothérapie d'Afrique, l'ai contacté (drosagiesolutiontemple@gmail.com OU
    DROSAGIESOULTIONTEMPLE@YAHOO.COM) et il a préparé des médicaments à base de plantes pour moi que j'ai pris pendant 7 jours et maintenant je suis complètement guéri. Je veux utiliser ce moyen pour lui exprimer ma gratitude pour avoir sauvé ma vie et me guérir du VIH, pour m'enlever toutes mes douleurs et mes peines, je suis vraiment reconnaissant et je suis tellement heureux que je suis maintenant négatif pour le VIH. Je continuerai à raconter les bonnes nouvelles de vos œuvres géniales à tous, si vous avez le VIH ou une autre maladie contactez-le, Courriel: son courrier électronique: (drosagiesolutiontemple@gmail.com OU
    DROSAGIESOULTIONTEMPLE@YAHOO.COM .wixsite.drosagiesolutionte.wixsite.com / solution ou oh son blooger .http: //drosagiesolutiontemple.blogspot.com.ng
    ) Ou His Whatsapp: +2347030465649
    Merci mon grand Dr pour me guérir, continuez votre excellent travail ...

    ResponderExcluir
  3. I never thought i would be HIV negative again after been diagnosed in 2015, i have tried everything possible in life from one doctor to another, one hospital to another, series of tests, different kinds of medication, i had already lost hope until i meet Great Dr. OSAGIE online testimonies, a specialist in herbal medication from Africa, i contacted him (drosagiesolutiontemple@gmail.com OR
    DROSAGIESOULTIONTEMPLE@YAHOO.COM) and he prepared HIV herbal medication for me which i took for 7days and now i am completely cured. i want to use this medium to express my gratitude to him for saving my life and curing me from HIV, for taking away all my pains and sorrows, I''m indeed grateful and i am so happy I''m now HIV negative. i will continue to tell the good news of your great works to everyone, if you have HIV or other disease contact him, Email: his email: (drosagiesolutiontemple@gmail.com OR
    DROSAGIESOULTIONTEMPLE@YAHOO.COM ) or His Whatsapp number: +2347030465649...thank you my great DR
    Dr OSAGIE CAN AS WELL CURE THE FOLLOWING DISEASE:-
    HIV/AIDS
    HERPES
    CANCER
    ALS
    STD
    HEPATITIS B
    VAGINAL ODOR

    ResponderExcluir
  4. Happiness is all i see now I never thought that I will be cured from HERPES virus again. I have been suffering from a deadly disease (HERPES) for the past 3 years now, I had spent a lot of money going from one places to another, from churches to churches, hospitals have been my home every day residence. Constant checks up have been my hobby not until this faithful day, I was searching through the internet, I saw a testimony on how Dr Ogudugu helped someone in curing his HERPES disease, quickly I copied his email which is greatogudugu@gmail.com just to give him a test I spoke to him, he asked me to do some certain things which I did, he told me that he is going to provide the herbal cure to me, which he did, then he asked me to go for medical checkup after some days after using the herbal cure, behold I was free from the deadly disease, he only asked me to post the testimony through the whole world, faithfully am doing it now, please brothers and sisters, he is great, I owe him in return. If you are having a similar problem just email him on ( greatogudugu@gmail.com ) or you can whatsApp his mobile number on +27663492930

    ResponderExcluir
  5. Hello i want to share my amazing experience with the greatest spell caster Dr omohan my husband was cheating on me and when i found out we had a fight which lead to him filling for a divorce i cried and fell sick when i was searching about love quotes online i saw people talking about him and his great work whose case was similar to mine they left his contact info i contacted him and he told me not to worry that after 24hrs he will cancel the divorce and be back to me after i did everything he asked me to do to my greatest surprise the next day evening it was my husband he knelt down begging me to accept him back,thank you once again Dr omohan you are indeed a blessing to me he can also help you contact email: dromohanspell@gmail.com WhatsApp +2348164816038 

    ResponderExcluir

Posts mais acessados