Pesquisar no Blog

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Dia 6 de Junho é o Dia Nacional do Teste do Pezinho




A Triagem Neonatal representa hoje um dos principais avanços em Medicina Preventiva e é reconhecida pelo US Center for Disease Control and Prevention (EUA) como um dos programas de saúde pública de maior sucesso do século XXI.
Entre seus benefícios, está a detecção de doenças graves e tratáveis antes do aparecimento dos sintomas, prevenindo problemas como retardo mental e até o óbito. Além disso, permite a identificação dos portadores de algumas condições clínicas, como o traço falciforme, possibilitando o aconselhamento genético e a reprodução consciente.
“É importante que o pediatra esteja atento às manifestações clínicas das doenças e sempre proceda a investigação de uma hipótese diagnóstica, mesmo que o Teste de Triagem Neonatal tenha sido normal”, explica a Dra. Léa Maria Zanini Maciel, especialista da SBEM-SP. 
O Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) foi implantado em diferentes fases de acordo com as doenças rastreadas e hoje detecta: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Desde junho de 2014, todos os Estados do Brasil estão habilitados para o Programa. 
No Brasil, a taxa de cobertura é bastante variável, com estados como Rondônia, Espírito Santo, Minas Gerais com coberturas de 93,8%, 92,4%, 90,6%, respectivamente; estados com coberturas muito baixas, como Amapá de apenas 46,3% de seus nascidos vivos e os demais com coberturas intermediárias variando de 60 a 80%. 
“Um fato relevante para aprimorar o Programa será elevar sua cobertura para 100% dos RNs no país, através da conscientização da população e dos profissionais de saúde sobre a importância do exame, assim como a época ideal de realização do mesmo, entre 3º ao 5º dia de vida do recém-nascido”, complementa a médica. 
Ela ainda explica que a triagem neonatal é um programa complexo, pois não se restringe à realização dos testes para diferentes doenças, mas também na busca ativa das crianças com resultados positivos, a confirmação diagnóstica da doença, o início do tratamento no menor tempo possível e o seguimento por uma equipe multiprofissional.

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Regional São Paulo - sbemsp.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados