Pesquisar no Blog

terça-feira, 16 de junho de 2015

Apesar de não haver comprovação científica do despertar da libido, alguns alimentos interferem indiretamente, provocando bem-estar, aumento da temperatura corporal e mesmo relaxamento



A cultura popular se encarregou de criar estigmas em relação a um suposto poder de alguns alimentos em despertar ou aumentar o desejo sexual. Bebidas alcoólicas, frutos do mar e chocolate, por exemplo, teriam em si o poder transformador de provocar melhoras na vida sexual de quem anda meio desacelerado.
 Mas será que essa fama toda tem algum fundo científico? A verdade é que não há comprovação de que esses alimentos provoquem mesmo o aumento da libido. Mas, segundo nutricionistas, há benefícios indiretos que, somados, fazem com que as pessoas possam, sim, ter mais desejo sexual.
Karla Trevisan, nutricionista da Biossana Empório, lembra que o importante é fazer combinações que estimulem o casal a se soltar na hora do amor. “O vinho, por exemplo, é vasodilatador e ativa a circulação. Além disso, o próprio efeito do álcool ajuda na descontração. Tudo isso somado à cor vermelha, da paixão, e ao sabor da uva, ajuda a criar um clima especial”, afirma. Mas a especialista também alerta que as bebidas alcoólicas devem ser consumidas em pequena quantidade, pois, do contrário, o efeito pode ser oposto. “Bebida em excesso pode causar impotência sexual”, explica.
Mas há também outros exemplos de alimentos que ajudam a criar o ambiente favorável ao amor. De onde vem a fama dos frutos do mar, especialmente as ostras? A nutricionista Tatiana Maciel, da FIT EC1 Funcional, também parceira da Biossana, explica que as ostras são ricas em zinco e minerais que contribuem para a formação da testosterona, o hormônio masculino. Outros que fazem parte da cultura popular, como os ovos de codorna e o amendoim, também são coadjuvantes importantes. “O ovo de codorna é rico em substâncias associadas à concentração e à memória, como vitaminas do complexo B, cálcio e biotina. E o amendoim ajuda na vasodilatação sanguínea, que também ajuda na libido”, explica Tatiana.
Karla Trevisan lembra ainda o poder dos famosos chocolate e pimenta. “O chocolate é importante para gerar a sensação de prazer e bem-estar, porque auxilia na produção de serotonina e dopamina. E a pimenta, juntamente com outros alimentos picantes, como gengibre e curry, aumentam a frequência cardíaca e a sudorese, provocando sensações semelhantes às do ato sexual”, comenta a nutricionista.

Outros alimentos podem prejudicar...
Quem está preocupado em manter ou melhorar a performance sexual deve também tomar o cuidado de evitar alimentos prejudiciais ao desempenho. As frituras, carnes gordas e doces devem ser evitados, ou ao menos consumidos com moderação.  “Os alimentos com muita gordura saturada podem impedir a boa circulação sanguínea e isso prejudica o desempenho sexual”, comenta Karla Trevisan.
Tatiana Maciel também comenta que os alimentos podem se harmonizar com o momento da entrega ao amor por vários outros motivos. “Um prato bem decorado, colorido, com aroma agradável, ajuda a estimular os cinco sentidos, o que deixa o corpo todo em sinal de alerta e pronto para os melhores momentos”, afirma.
A Biossana é uma rede de lojas de alimentos saudáveis, focada na promoção da saúde. As lojas têm à disposição pimentas especiais, chocolates e vários dos alimentos que podem contribuir para uma vida sexual saudável e ativa.
Sobre a Biossana
A Biossana é tradicionalmente conhecida por fornecer alimentos saudáveis e saborosos. Há opções diversas para quem busca uma vida mais saudável, como alimentos naturais, integrais, orgânicos, veganos e outros. São quatro lojas em Curitiba:
  1. Biossana Empório Natural: Avenida Presidente Getúlio Vargas. 3309, loja 05, Água Verde, Condomínio Pátio Getúlio, fone: 3026-4129
  2. Biossana Orgânicos: Avenida Sete de Setembro, 1865. box 520, Centro, fone: 3095-0707
3.     Biossana Café (no Looky Salão Infantil): Rua padre Germano Mayer,1125, Alto da XV, fone: (41) 3030-1553
  1. Biossana Foods: Avenida Presidente Getúlio Vargas. 3309, loja 09, Água Verde, Condomínio Pátio Getúlio, fone: 3026-4129

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados