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segunda-feira, 15 de junho de 2015

Estudo da Capgemini Consulting mostra que segurança ainda é desafio na era da Internet das Coisas




Apenas 33% dos entrevistados acreditam que produtos disponíveis são altamente resistentes a ataques cibernéticos, enquanto 71% vêem segurança como fator decisor na 
compra de dispositivos

O potencial mercado de trilhões de dólares da Internet das Coisas (IoT) esbarra em um fator crítico - a segurança. É o que aponta o recente estudo realizado pela Capgemini Consulting, "Securing the Internet of Things Opportunity: Putting Cyber Security at the Heart of the IoT". Foram entrevistadas 100 startups e organizações tradicionais dos segmentos de dispositivos vestíveis, equipamentos médicos, automotivo e automação residencial. A análise considerou o nível de transparência das políticas fornecidas aos usuários.
Segundo o levantamento, 71% dos executivos entrevistados concordaram que as preocupações de segurança vão influenciar a decisão de compra dos clientes para os produtos da Internet das Coisas. Apesar do constante alerta de especialistas, a maioria das organizações não oferece garantias de segurança e privacidade adequadas para os seus produtos. Na verdade, apenas 33% dos executivos acreditam que os produtos em sua indústria são altamente resistentes a ataques cibernéticos. Além disso, 47% das organizações não fornecem qualquer informação de privacidade relacionadas aos seus produtos.
Uma constatação preocupante foi o fato da maioria das organizações não considerar segurança como um dos focos principais no processo de desenvolvimento do produto. 35% dos respondentes citaram a escassez de profissionais especializados como um dos principais desafios para garantir este tópico. Apenas 48% das empresas se concentram em assegurar seus dispositivos desde o início da fase de desenvolvimento, enquanto 36% trabalham para modificar o seu processo de desenvolvimento para se concentrar mais na segurança desde as primeiras fases de concepção do produto.
Abaixo, algumas dicas da Capgemini Consulting para vencer este desafio:

  • Estruture uma equipe integrada de executivos de negócios e especialistas em segurança;
  • Integre as melhores práticas de segurança ao processo de desenvolvimento de produtos da Internet das Coisas;
  • Eduque seus clientes com relação à segurança;
  • Lide com as preocupações adotando Políticas de Privacidade transparentes  

Capgemini: www.br.capgemini.com.
 

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