Apenas
33% dos entrevistados acreditam que produtos disponíveis são altamente
resistentes a ataques cibernéticos, enquanto 71% vêem segurança como fator decisor
na
compra de dispositivos
O
potencial mercado de trilhões de dólares da Internet das Coisas (IoT) esbarra em
um fator crítico - a segurança. É o que aponta o recente estudo realizado pela
Capgemini Consulting, "Securing the Internet of Things Opportunity:
Putting Cyber Security at the Heart of the IoT". Foram entrevistadas
100 startups e organizações tradicionais dos segmentos de dispositivos
vestíveis, equipamentos médicos, automotivo e automação residencial. A análise
considerou o nível de transparência das políticas fornecidas aos usuários.
Segundo
o levantamento, 71% dos executivos entrevistados concordaram que as
preocupações de segurança vão influenciar a decisão de compra dos clientes para
os produtos da Internet das Coisas. Apesar do constante alerta de
especialistas, a maioria das organizações não oferece garantias de segurança e
privacidade adequadas para os seus produtos. Na verdade, apenas 33% dos
executivos acreditam que os produtos em sua indústria são altamente resistentes
a ataques cibernéticos. Além disso, 47% das organizações não fornecem qualquer
informação de privacidade relacionadas aos seus produtos.
Uma
constatação preocupante foi o fato da maioria das organizações não considerar
segurança como um dos focos principais no processo de desenvolvimento do
produto. 35% dos respondentes citaram a escassez de profissionais
especializados como um dos principais desafios para garantir este tópico.
Apenas 48% das empresas se concentram em assegurar seus dispositivos desde o
início da fase de desenvolvimento, enquanto 36% trabalham para modificar o seu
processo de desenvolvimento para se concentrar mais na segurança desde as
primeiras fases de concepção do produto.
Abaixo,
algumas dicas da Capgemini Consulting para vencer este desafio:
- Estruture uma equipe integrada de executivos de negócios e especialistas em segurança;
- Integre as melhores práticas de segurança ao processo de desenvolvimento de produtos da Internet das Coisas;
- Eduque seus clientes com relação à segurança;
- Lide com as preocupações adotando Políticas de Privacidade transparentes
Capgemini:
www.br.capgemini.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário